back to top

Qual a importância de desenvolver um TCC em pleno 2023?

Realizar uma graduação ou pós-graduação é o sonho de muitas pessoas. Todo o conhecimento adquirido ao longo de anos de curso será relevante para que o aluno tenha uma vida profissional de sucesso. A jornada até a formação é desafiadora, mas muito gratificante, isto porque será possível aplicar todo o conhecimento no mercado de trabalho. Porém, ao fim do curso, um momento muito temido é o de desenvolver um TCC. 

O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na criação de um projeto com base em questões que são levantadas por meio de uma pesquisa e que precisam de soluções. Para desenvolver os materiais necessários, é preciso muita pesquisa, estudo dedicado, análise e aprofundamento do tema escolhido.

A metodologia científica é uma ferramenta que consiste em um conjunto de processos necessários para a criação do Trabalho de Conclusão de Curso e é por meio dela que o projeto ganha confiabilidade e veracidade, isto porque as fontes buscadas para embasar todo o trabalho são artigos científicos, por exemplo, que garantem a autenticidade do que está sendo apresentado. 

Apesar de muitos estudantes terem receio deste momento, a criação e apresentação de um projeto de TCC traz diversos benefícios para a vida profissional de quem escolhe passar por esse desafio! 

Leia mais: Como o TCC do MBA USP/Esalq impacta profissionalmente na sua jornada 

Por que desenvolver um TCC? 

Ao desenvolver um TCC, o aluno coloca em prática tudo o que aprendeu nas aulas ao decorrer do curso e, com isso, aprenderá ainda mais, podendo até mesmo aplicar todo o projeto criado na empresa que já colabora, destacando-se no mercado de trabalho e podendo obter uma promoção. 

Além disso, o aluno desenvolve diversas habilidades importantes para o sucesso na carreira profissional, como a capacidade de pesquisar, analisar e solucionar problemas. Isso ajudará a encontrar soluções para os desafios que surgem no dia a dia. 

O TCC é um diferencial para quem quer adentrar no mercado de trabalho, realizar a transição de carreira para uma outra área de interesse ou também para os profissionais que já estão inseridos em uma empresa, mas que desejam ser promovidos para um cargo maior. 

Desenvolver um TCC pode alavancar a sua carreira

Dicas para desenvolver um TCC 

A criação de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso pode impactar positivamente na vida profissional dos alunos. Mas agora você deve estar se perguntando: “como eu posso desenvolver um TCC de qualidade?”. E, por isso, aqui vão algumas dicas valiosas para te ajudar neste processo: 

  • Saiba qual a metodologia você utilizará; 
  • Defina o tema do seu TCC; 
  • Desenvolva um cronograma para a entrega dos materiais ao seu orientador; 
  • Pesquise e estude muito sobre o tema; 
  • Recorra aos materiais das aulas – eles podem te auxiliar no desenvolvimento; 
  • Tire suas dúvidas com o seu orientador; 
  • Utilize referências bibliográficas confiáveis; 
  • Não se desespere e conte com uma rede de apoio caso ache necessário! 

Leia mais: TCC do MBA USP/Esalq: conheça as etapas e se prepare! 

MBX TCC: trazendo luz no desenvolvimento do seu projeto 

Muitas dúvidas surgem neste momento e, pensando nisso, para te auxiliar ainda mais no desenvolvimento do seu TCC, criamos o MBX TCC – um evento gratuito e online, exclusivo para alunos do MBA USP/Esalq, que tem como objetivo principal te auxiliar nessa jornada esclarecendo suas dúvidas, expectativas e responsabilidades. 

O MBX TCC acontecerá dia 27 desse mês e contará com a presença do professor Marcos Milan, professor José Eurico Possebon Cyrino, Alexandre Teixeira, ex-aluno MBA USP/Esalq, orientador Alexandre Barreto, orientador Renato Barbosa e professor Haroldo Torres – que estarão prontos para te auxiliar na criação do seu projeto. 

Você poderá tirar todas as suas dúvidas ao vivo no Plantão de Dúvidas, espaço dedicado ao esclarecimento de assuntos relacionados a todo o processo de construção do TCC. 

As inscrições, para ter acesso a este evento incrível, serão abertas no dia 19 de abril! Você poderá se inscrever clicando aqui. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre o evento. Nos vemos lá! 

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar