Vivemos em um mundo em constante transformação onde mudanƧas se mostram cada vez mais presentes, principalmente nas Ćŗltimas dĆ©cadas. Quando falamos de relaƧƵes econĆ“micas e gestĆ£o de um negócio, isso Ć© ainda mais real. Nesse caso, a reestruturação de empresas Ć© uma ferramenta muito Ćŗtil para acompanhar possĆveis mudanƧas.
VocĆŖ jĆ” deve ter ouvido a expressĆ£o āsobrevivĆŖncia do mais forteā. Entretanto, quando estudamos a evolução das espĆ©cies aprendemos que quem realmente sobrevive nĆ£o Ć© o mais forte, mas o mais apto, ou seja, aquele que melhor consegue se adaptar Ć situação em que se encontra. Com empresas, organizaƧƵes construĆdas e mantidas por seres humanos, isso nĆ£o seria diferente, por isso a importĆ¢ncia de eventuais reestruturaƧƵes.
Mas afinal, quais mudanças configuram uma reestruturação de empresas? Para responder essa e outras perguntas, conversamos com Jaziel Lima, professor do MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq, que fala sobre o conceito da reestruturação de empresas e como ela pode fazer tanta diferença. Confira!
Leia também: Desafios da gestão de mudanças: saiba como se preparar!
Reestruturação de empresas
De acordo com Lima, a palavra āreestruturaçãoā significa mudanƧa. Dessa forma, quando falamos em reestruturar uma empresa, estamos falando de uma mudanƧa de direção dos negócios. āEssa mudanƧa pode ser feita em diversos aspectos dos negócios da empresa, como no produto que se vende, no pĆŗblico-alvo, no meio de negócios, entre outrosā, explica.
A principal caracterĆstica de uma reestruturação de organização Ć© que as mudanƧas envolvem ao menos um de cinco principais pilares de uma empresa: marketing, pessoas, comercial, operacional e financeiro. O professor tambĆ©m destaca que a reestruturação de uma empresa Ć© completamente diferente de uma reestruturação societĆ”ria.
Um exemplo de reestruturação muito comum atualmente Ć© o de empresas que atuavam com lojas fĆsicas, transferindo suas operaƧƵes para o e-commerce. AlĆ©m disso, āempresas grandes as vezes tem que diminuir de tamanho, ficar mais enxutas, para voltar a dar lucro. Reestruturação depende do tamanho do enxugar. DemissƵes em massa, quando tiram uma Ć”rea ou juntam duas Ć”reas, sĆ£o consideradas reestruturaçãoā, exemplifica Lima.
Leia mais: Saiba como a gestĆ£o de mudanƧas pode impactar no seu currĆculo!
Por que reestruturar?
Segundo o professor, os objetivos principais de qualquer empresa são dar lucro aos seus proprietÔrios/acionistas e ter perenidade em seus negócios. Por isso, antes de se fazer a reestruturação de uma empresa, é preciso que algumas perguntas sejam respondidas, como: essa mudança terÔ aderência dos clientes? Me farÔ vender mais ou menos?
āA estratĆ©gia tem que estar muito conectada com o mercado, com o que estĆ” acontecendo no mundo, mesmo que isso ainda nĆ£o seja a realidadeā, explica.
Lima comenta que a maior dificuldade de todo este processo Ć© ver se uma mudanƧa irĆ” dar lucro e resultar em um negócio perene. Caso a resposta seja positiva, entĆ£o a reestruturação pode comeƧar, como um processo que acontece āde cima para baixoā. āO nĆvel estratĆ©gico precisa entender o que precisa ser feito, para só entĆ£o passar para os nĆveis tĆ”ticos e operacionaisā, conta.
JĆ” em caso de resposta negativa, Ć© preciso repensar todo o processo. Ćs vezes, entretanto, nenhuma reestruturação Ć© suficiente e a companhia simplesmente nĆ£o pode ser salva das mudanƧas que estĆ£o acontecendo. āA reestruturação nĆ£o Ć© solucionĆ”vel. Ćs vezes encerrar uma atividade vale mais a pena que fazer uma reestruturaçãoā, comenta Lima.
Leia também: 4 pontos importantes para fazer uma gestão de negócios de sucesso
Desafios da reestruturação
O professor conta que hĆ” dois grandes tipos de reestruturação: o de grandes mudanƧas e o de mudanƧas de processos. āNo grupo das grandes mudanƧas, o benefĆcio Ć© continuar na lideranƧa do mercado. VocĆŖ inventa um novo produto e continua na lideranƧa. Mas um grande risco de o produto nĆ£o dar certoā, explica.
Um grande exemplo desse tipo de mudanƧa sĆ£o as fĆ”bricas de gelo. Antes da invenção da geladeira, seu negócio constituĆa ir atĆ© lugares com temperaturas baixĆssimas, como montanhas e a regiĆ£o Ć”rtica, e serrar pedaƧos de gelo formados naturalmente. Esse gelo entĆ£o era transportado e vendido nas cidades. Mas, com o desenvolvimento tecnológico, foi preciso fazer uma reestruturação completa do negócio.
JĆ” no caso das mudanƧas de processos, o objetivo Ć© mudar o funcionamento interno da empresa com o objetivo de otimizar os resultados. āA dificuldade Ć© passar essas mudanƧas de cima para baixo, questĆ£o de cultura organizacional. O dia a dia come a estratĆ©gia no cafĆ© da manhĆ£ā, finaliza Lima.
Leia mais: Entenda como a teoria dos jogos pode ser a resposta para sua gestão
Gostou de entender o que é a reestruturação de empresas? Quer aprender mais sobre esse e diversos outros assuntos do mundo dos negócios? Então conheça o MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq! Inscrições abertas!
Você também pode gostar desses conteúdos: