back to top

O que é MBA em Agronegócios?

O MBA em Agronegócios USP/Esalq é um curso de especialização lato sensu da Universidade de São Paulo. O programa é oferecido na modalidade EaD (ensino a distância), com aulas online, e também presencial, com turmas em Piracicaba (SP) e Cuiabá (MT). O curso é voltado a profissionais que já atuam ou pretendem atuar no agronegócio, independentemente da formação acadêmica. “Tanto quem atua diretamente no campo quanto o profissional que está em áreas relacionadas, como quem trabalha com venda de máquinas e equipamentos ou até mesmo com softwares ligados à agricultura de precisão, por exemplo, têm razões para fazer o MBA em Agronegócios”, afirma Ricardo Harbs, que integra a equipe de coordenação do MBA em Agronegócios USP/Esalq. Ele cita que profissionais que atuam no financiamento, como em instituições bancárias e tradings, também podem se beneficiar do conteúdo programático do curso. “O foco do MBA em Agronegócios USP/Esalq é entender o mercado, quais formas de mitigar riscos, qual melhor forma de comercialização dos produtos, por exemplo, sem ignorar a parte técnica”, diz. O MBA em Agronegócios USP/Esalq tem duração de 18 meses, exceto para a turma presencial de Cuiabá – neste caso, a duração é de 24 meses.  

Conteúdo programático

O MBA em Agronegócios USP/Esalq está dividido nos módulos Agro e Economia e Gestão. O objetivo do programa é proporcionar uma abordagem aprofundada das cadeias de produção e dinâmica de mercado das principais commodities agrícolas – temas indispensáveis ao profissional que atua na área. Harbs reforça que o grande número de disciplinas relacionadas a cadeias do agronegócio permite ao estudante entender as especificidades de cada uma. Além disso, também são discutidas ferramentas de gestão, com destaque para temas como derivativos e análise de riscos – seguro agrícola. Na grade curricular estão programadas também aulas sobre temas relacionados à governança, setor de defensivos, biotecnologia, macroeconomia, direito aplicado ao agronegócio, entre outros.  

Aulas online

O MBA a distância tem aulas online ao vivo, transmitidas às quartas-feiras, das 19h às 23h. O conteúdo permanece gravado e pode ser assistido ou revisto pelo aluno a qualquer momento. Também é possível interagir com professores e outros alunos através de chat. As provas são online – exceto a última, de qualificação, que deve ser feita no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia.  

Aulas presenciais

As aulas das turmas presenciais são quinzenais e ministradas às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba. Em Cuiabá (MT), as aulas são mensais e ocorrem às sextas-feiras, das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Elas são ministradas no Centro Político Administrativo de Cuiabá.  

Saiba mais:

MBA em Agronegócios USP/Esalq Certificação USP Duração: 18 meses (exceto para turma presencial de Cuiabá, com duração de 24 meses) Formação superior completa obrigatória Inscrições em www.mbauspesalq.com

Autor (a)

Compartilhar