VocĂȘ sabia que existe um lugar onde profissionais do varejo e do mercado de consumo do mundo todo se reĂșnem para discutir tendĂȘncias e trocar experiĂȘncias? A NRF (National Retail Federation, em tradução, Federação Nacional de Varejo) Ă© uma tradição que acontece anualmente nos Estados Unidos e que, em 2022, trouxe muitas novidades do setor varejista.
O Blog MBA USP/Esalq entrou em contato com dois de nossos professores que estiveram no evento, em janeiro, para trazer mais informaçÔes do que foi apresentado. Marcos Luppe, dos MBAs em Varejo FĂsico e Online e Digital Business, e Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez, do MBA em GestĂŁo de Vendas, explicam o que Ă© a NRF, como Ă© promovida a troca de experiĂȘncias e as oportunidades para os profissionais. Vem ver!
A NRF
Luppe e Alvarez comentam o evento e mostram o porquĂȘ de ele surpreender, anualmente, sem perder tradição e qualidade.
âA NRF Ă© considerada o grande evento promovido pela associação de varejistas americanos. O evento ocorre em Nova York, geralmente em janeiro, e Ă© surpreendente o fato de que ele existe hĂĄ mais de 108 anos e, embora seja promovido pelos norte-americanos, Ă© um evento global, que conta com a forte participação de estrangeiros e trata de assuntos ligados ao varejo do mundo todoâ, destaca Alvarez.
O professor Luppe completa. âO evento conta com uma grande feira, onde ficam aproximadamente 700 expositores voltados, principalmente, Ă s ĂĄreas de tecnologia e inovação. Outro fator importante sĂŁo as palestras que tratam de temas como tendĂȘncias do varejo, novas tecnologias, omnichannel, comportamento do consumidor, novos modelos de negĂłcio, experiĂȘncia de compra, operação de lojas, supply chain (ou cadeia de suprimentos), logĂstica, crescimento das vendas online e muitos outros assuntos pertinentes.â
Leia mais: 6 temas de Varejo para vocĂȘ aprender antes do prĂłximo ano
Quem pode participar?
Segundo os professores, todos! O evento Ă© aberto para quem se interessar, mesmo que seja muito mais vantajoso para profissionais relacionados, de alguma forma, ao varejo e mercado de consumo.
âAlĂ©m dos varejistas, a NRF tambĂ©m conta com a presença de profissionais de diversas ĂĄreas, como indĂșstrias de bens de consumo, indĂșstrias de tecnologia e fornecimento, startups, profissionais de shopping centers, franqueadores, franqueados e instituiçÔes financeiras. Ă um pĂșblico diverso, mas que, obviamente, estĂĄ voltado Ă ĂĄrea de varejoâ, enfatiza Luppe.
O Brasil na NRF
E se vocĂȘ se interessou pela NRF, vai gostar de saber que, nesses Ășltimos anos, o Brasil tem sido uma das maiores delegaçÔes internacionais presentes no evento. Alvarez comenta que, atualmente, contamos com quase 1800 brasileiros.
âHoje nĂłs conquistamos tanto espaço e importĂąncia que todas as palestras sĂŁo traduzidas simultaneamente para o portuguĂȘsâ, explica o professor.
Trocas de experiĂȘncia
Um dos pontos fortes do evento â e que o torna muito atrativo â Ă© a troca de experiĂȘncias entre os participantes. A NRF promove palestras e eventos que levam a um novo patamar de conhecimento, descobertas e networking.
âA troca se dĂĄ, principalmente, em função das palestras magnas, com CEOs de grandes empresas varejistas, e das palestras com pesquisadores, diretores e consultores, que tratam temas especĂficos como gestĂŁo, tecnologia, relacionamento com consumidores e funcionĂĄrios, liderança e outros temas atuais que apontam sempre para o futuroâ, diz Alvarez.
O professor completa: âA experiĂȘncia surge da integração entre os palestrantes e os participantes. Ă uma Ăłtima oportunidade nĂŁo sĂł de estar com outros profissionais do ramo, como de conhecer pessoas de outros paĂses e receber um verdadeiro âbanho de conhecimentoâ.â
Leia mais: 3 tendĂȘncias de varejo para vocĂȘ acompanhar
A NRF Ă© para vocĂȘ?
Sem dĂșvidas, sim. Hoje, o varejo Ă© um dos setores com maior ebulição no ambiente de negĂłcios, principalmente com a mudança comportamental das pessoas e com a digitalização que estĂĄ transformando nossas vidas.
Dessa forma, os professores mostram alguns benefĂcios da NRF e os motivos pelos quais ela Ă© tĂŁo valiosa ao profissional.
âO benefĂcio mais importante Ă© o de entender tudo que estĂĄ acontecendo no varejo de maneira global e, com isso, enxergar para onde o mercado estĂĄ sendo direcionado. Por exemplo, tivemos, nos Ășltimos dois anos, uma pandemia que impactou significativamente o modo de consumo das pessoas e o crescimento expansivo do varejo online e das compras virtuaisâ, mostra Luppe.
âHouve uma mudança no comportamento social das pessoas, e isso faz com que o varejo tenha que repensar todo o seu processo. Naturalmente, o varejo Ă© a ponta final do ambiente de negĂłcios, em que tudo acontece e onde haverĂĄ ou nĂŁo a atratividade e venda. Nesse sentido, a prĂłpria indĂșstria deve estar cada vez mais integrada ao desenvolvimento do varejo, suas oportunidades, Ă s novas redes e formas de vendaâ, finaliza Alvarez.
Se interessou pela NRF e os temas que o evento aborda? EntĂŁo saiba que todo esse conteĂșdo serĂĄ tratado em nossas aulas de maneira detalhada. Aproveite para saber mais sobre os nossos MBAs!
VocĂȘ tambĂ©m pode gostar desses conteĂșdos: