back to top

O que as empresas que utilizam a Janela de Johari podem te ensinar

Se você é alguém que entende a volatilidade do mercado e sua dinâmica, com certeza deve saber que empresas que utilizam a Janela de Johari ou ferramentas semelhantes na gestão estão um passo à frente.

Isso porque, como vimos nessa matéria sobre a Janela de Johari e sua relação com propósito, entender quem você é, suas particularidades e a visão dos seus companheiros de equipe sobre você é fundamental para criar uma equipe integrada e comprometida com os valores da empresa.

Por isso, a professora Carol Shinoda, dos MBAs USP/Esalq, volta a conversar com o Blog MBA USP/Esalq, desta vez, para mostrar como as empresas utilizam a Janela de Johari no dia a dia na gestão de equipes alinhadas e com propósito. Vem ler!

Ah, e você pode aprender o passo a passo de como fazer a Janela de Johari clicando aqui!

Propósito pessoal e da empresa

Carol começa explicando que diversas empresas utilizam a Janela de Johari e outras ferramentas semelhantes como recursos valiosos e aliados da gestão estratégica de pessoas.

“Tem empresas que dão espaço para trabalhar a Janela de Johari como uma ferramenta de autoavaliação, mas muitas empresas também fazem um exercício semelhante a esse quando colocam em prática o processo de avaliação de desempenho dos funcionários, em que todos fazem a autoavaliação e depois ouvem o feedback dos pares, gestores, clientes etc.”        

Embora a Janela de Johari reúna todas essas informações, a professora explica que esse tipo de avaliação de desempenho onde todos se avaliam é, na verdade, conhecido como “avaliação 360º”.

“No caso da avaliação 360º, trata-se de uma Janela de Johari ampliada, só que sem esse convite para olhar a janela desconhecida”, explica.

Na foto, um exemplo das empresas que utilizam a janela de johari, com uma mesa onde acontece a avaliação 360º.
É comum nas empresas que utilizam a Janela de Johari a aplicação de outras ferramentas semelhantes, como o caso da avaliação 360º.

Leia mais: Avaliação de desempenho: como fazer e quais os principais tipos

Equipes com propósito

Para os gestores e empresas no geral, as equipes com propósito são um dos objetivos e, como vimos até aqui, a Janela de Johari e ferramentas semelhantes são um meio para isso.

Afinal, “é um exercício de autoconhecimento para quem vivencia, e é também extremamente importante receber feedbacks das outras pessoas do time e entender a percepção delas sobre nós.”

Outro ponto importante dessa ferramenta é o papel de quem oferece o feedback, já que olhar para seus companheiros de equipe e analisá-los é algo que exige dedicação e sinceridade.

“O exercício de quem oferece o feedback envolve desenvolver um olhar apreciativo para o outro e saber como o expressar. Isso porque as vezes a gente percebe e não consegue colocar em palavras.”

Carol continua: “Treinar essa capacidade de perceber e nomear as características dos colegas de equipe faz com que nosso olhar seja ampliado e facilite, no dia a dia, a nossa percepção quando algo legal acontece, para que, assim, todos se expressem, se conheçam e entendam seus propósitos – sem esperar um dia específico para um exercício com esse foco.”

Mas, afinal, como essas empresas utilizam a Janela de Johari? A resposta é simples: colocando em prática essas dinâmicas.

Para ajudar na sua caminhada, nós, do Blog MBA USP/Esalq, separamos um passo a passo com dicas para você aplicar essa ferramenta tão importante para a gestão e fazer a diferença na sua equipe de trabalho. Confira!

Defina objetivos

Entender o que se quer alcançar é fundamental para um bom uso da Janela de Johari. Para isso, é necessário definir claramente o objetivo, de forma que seja claro para todos e a equipe esteja alinhada. Um exemplo disso é a definição de projetos e tarefas.

Promova a janela

Com o objetivo em mãos, é preciso “criar a janela”. Para isso, tenha os quadrantes desenhados e disponíveis para que todos vejam e apontem as principais características de cada um, baseados na visão individual e, preferencialmente, de forma anônima.

Combine seus conhecimentos

O próximo passo é reunir as informações e opiniões. Esse é um dos momentos mais importantes, pois instiga os participantes a confrontarem as informações que eles têm sobre si e sobre os demais integrantes da equipe.

Opcional: detalhe as informações

Se necessário, você pode optar por detalhar todas as informações que foram dadas por cada participante. O objetivo é torná-las mais claras possíveis, para evitar erros e discordâncias no processo de análise.

Reconheça as imagens definidas

Com as informações coletadas, é necessário entender:

  • O que é consenso sobre a característica do indivíduo analisado;
  • O que o indivíduo percebe sobre si, mas que é desconhecido pelos demais;
  • O que foi reconhecido pelo grupo, mas não pelo indivíduo.
  • Tudo o que não foi listado na primeira etapa.

Analise os dados

Busque entender, quadrante por quadrante, as informações coletadas. É fundamental que as características e informações obtidas nos três primeiros quadrantes sejam debatidas e confrontadas. Logo após, discuta o quarto quadrante.

Bônus: o melhor cenário para empresas que utilizam a Janela de Johari

Como a ferramenta trabalha com dinamismo e discussões de ideias, é esperado que as empresas que utilizam a Janela de Johari consigam entender e avaliar aspectos relevantes dos integrantes de sua equipe e, assim, otimizar o trabalho no dia a dia.

Além disso, para os participantes, é uma oportunidade para ampliar a visão sobre si e sobre a equipe, de forma a entender, especialmente, os pontos fortes e os de melhoria. O importante é promover um ambiente de troca de opiniões relevantes e que contribuam com o crescimento individual e coletivo.

Se você gostou com desse conteúdo sobre as empresas que utilizam a Janela de Johari e como se dá esse processo, aproveite para se inscrever no MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq e aprenda muito mais!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar