Quem não perde uma oportunidade de investir na carreira já está inscrito no MBX – MBA Experience e de olho na programação que começou hoje (23/11), com uma palestra sobre saúde mental. O start na programação ficou por conta da psicóloga e empreendedora social Mariana da Costa Pedro Nogueira da Luz, a Mari Luz.
O Blog MBA USP/Esalq conversou um pouco com a palestrante sobre o tema “Cultura do cuidado – Uma jornada para a saúde emocional”. Confira!
Quem é Mari Luz
Apaixonada pelo tema saúde mental, Mari é empreendedora social desde os 17 anos, quando atuou como educadora social com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Atualmente, a psicóloga desenvolve programas de qualidade de vida em empresas e promove o diálogo sobre a importância do autocuidado, inclusive por meio de um e-book chamado “Se cuida”.
Além de tudo isso, Mari ainda faz consultorias em diversidade com foco em raça, com palestras sobre letramento racial e impactos do racismo na saúde mental. Escreveu dois e-books sobre a importância da luta antirracista, com dicas para quem deseja se engajar nesse projeto político.
Também construiu um programa de mentoria que trabalha empoderamento e desenvolvimento feminino, fomentando liderança de mulheres em espaços corporativos e públicos e discutindo impactos da desigualdade de gênero na saúde mental de mulheres. Atua também no combate à violência contra as mulheres por meio grupos de apoio, palestras e formações dentro da segurança pública e do mundo corporativo.
Você pode conferir os projetos da Mari aqui.
Ufa… Deu para perceber que ela fará uma supercontribuição no evento, né? Sabe quem também estará no MBX e já conversou com a gente? A especialista em inovação Ju Paolucci. Dá uma olhadinha no que ela falou clicando aqui.
Palestra sobre saúde mental
A apresentação da Mari no MBX tem tudo a ver com as áreas em que ela atua, mas não ache que será uma simples palestra sobre saúde mental. “A ideia é mostrar um dos maiores aprendizados que a pandemia trouxe: que a saúde metal deve fazer parte do cuidado integral que precisamos enquanto seres humanos”, explica.
Mas como cuidar da saúde mental? A resposta está no autoconhecimento. “Precisamos, em primeiro lugar, conhecer quem somos e nossos limites, metas e objetivos. Só essa conexão consigo mesmo permite a identificação do que realmente precisamos no dia a dia.”
Cuidar da saúde mental é autocuidado?
A pandemia trouxe com força o tema autocuidado, que, segundo Mari, pode ser físico, emocional, social, intelectual e espiritual (este último para quem acredita). Assim, o cuidado com a saúde mental pode ser considerado um tipo de autocuidado, já que atua em várias frentes.
De acordo com ela, o ser humano é composto por corpo, mente e, para quem tem, questões espirituais. “Sobretudo, nós somos corpo e mente e, o tempo todo, nosso corpo e nossa mente estão integrados”, analisa.
Exemplificando: “Um bom exemplo são as pessoas que ficam muito nervosas e têm dor de estômago ou ficam tristes e não conseguem comer.”
Saúde mental para pessoas saudáveis
Mari explica que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde tem a ver com o bem-estar completo, englobando o bem-estar social, emocional e físico.
“Pensando na integralidade do ser humano, se não nos cuidarmos emocionalmente significa que não estamos saudáveis.”
E, claro, ela tem dicas para manter a saúde mental em dia, como terapia, yoga, meditação, boa alimentação, exercício físico, autoconhecimento (saber dizer não, reconhecer seus limites) e muito mais que você vai conferir durante a palestra.
Então, seu evento já começou! Você acompanhou ao vivo essa palestra sobre saúde mental? Nos conte o que achou nos comentários!
Leia também: