back to top

3 dicas para mudar de carreira com sucesso

Diferente do que acontecia há 50 anos, hoje mudar de carreira é algo recorrente. Antigamente, era comum o indivíduo passar toda a vida profissional na mesma empresa, em uma mesma função, enquanto que em cenários recentes isso quase não acontece.

Talvez pela decisão de qual profissão seguir ser tomada muito cedo, ainda nos anos que antecedem a faculdade, muitos sentem a necessidade de mudar algum tempo depois. É um processo demorado e por vezes doloroso, mas vale a pena se for o seu sonho. Pensando nisso, o Next separou algumas dicas para você que quer mudar de carreira e ter sucesso na empreitada.

Por onde começar

Qual é seu sonho? Por que você quer mudar de carreira? Entender essas duas questões é essencial para começar e faz com que o objetivo fique claro, norteando todo o processo de mudança. Se necessário, faça uma lista do que te motivou a mudar de carreira, o que fez com que escolhesse a área atual e a que pretende entrar.

Essa é a hora de buscar saber quais as funções da nova profissão. Uma boa dica é vivenciar um dia de trabalho, buscar na internet vídeos que mostrem esse tipo de conteúdo e pesquisar muito sobre o cargo.

Converse com pessoas da área, entenda a rotina, as dificuldades, desafios, perrengues… E também as coisas boas, afinal o objetivo dessa conversa não é te fazer desistir, mas mostrar a realidade para que você entre naquilo com os “pés no chão” e sem idealismos. Depois disso, ainda continua confiante sobre isso ser o que você quer? Então, próxima etapa.

Passo a passo

Bom, agora que você já sabe mais ou menos o que quer seguir, é hora de organizar e buscar aprofundamento. É preciso entender o que se exige para mudar de carreira com sucesso. Pedir demissão? Usar as economias? Atualizar o currículo? Fazer um curso?

Faça uma lista, mental ou não, de quais passos vai precisar seguir até atingir a carreira dos sonhos. Geralmente essa etapa inclui melhorar o que você já sabe sobre aquela área.

Busque uma graduação, pós-graduação ou até um curso rápido, mas se profissionalize. Existem milhares de cursos online disponíveis no mercado, inclusive gratuitos. Essa modalidade é ideal para quem quer aprender sobre um assunto muito específico, não sobre a profissão em si.

Se você já entrou em uma nova empresa na carreira que escolheu, aproveite os desafios do dia a dia para aprender. Converse com quem já trabalha ali há algum tempo, tire suas dúvidas.

Agora, se você for empreender por conta própria ou abrir um negócio, o ideal é reservar um tempo somente para aprender sobre. Desde o conhecimento mais básico, que você pensa que já sabe um pouco, até o mais complicado, vá atrás.

Agora é sério

Você já sabe o que quer, estudou e tem todo o conhecimento necessário, agora é hora de colocar tudo em prática. Entre em contato com empresas que almeja trabalhar, se apresente, entregue seu currículo e seja otimista.

Esteja preparado para começar do zero. Não é porque você ocupava um cargo de gestor na antiga profissão que vai chegar sendo chefe. Lembre-se: você mudou de carreira, então precisa batalhar novamente para chegar a cargos mais altos. A humildade, paciência e dedicação são seus melhores aliados.

Se você vai abrir um negócio, essa é a hora de pegar suas economias e investir. Comece. Separe seu cantinho, contrate pessoas – se for o caso – e abra sua empresa. Tenha em mente que pode demorar para começar a dar lucros de fato, mas mantenha sempre seu objetivo claro para não desanimar.

Em ambos os casos, é preciso ter paciência. Mudar de carreira é um processo longo e muitas vezes doloroso. Se não está disposto a isso, faça desse desejo um hobby e continue na mesma profissão. Se decidir mudar, no entanto, junte toda sua força de vontade e boa sorte!

O que você achou das dicas? Você já mudou de carreira? Comente!