back to top

Como manter o foco para chegar aos objetivos profissionais e pessoais

É comum fazermos dezenas de metas no fim do ano e, tão comum quanto, desistirmos delas nos primeiros meses do ano. Fica difícil manter o foco para chegar aos objetivos em meio à rotina de trabalho e vida pessoal. Tanto na vida profissional quando pessoal, traçamos objetivos que algumas vezes ficam abandonados ou são atropelados pelo cotidiano. Pensando nisso, o Next separou algumas dicas para te ajudar a cumprir suas metas. Veja abaixo.

Claro como a neve

O primeiro passo é simples: defina seus objetivos. Não é apenas saber “mais ou menos” o que você quer. Deixe muito claro para você mesmo onde quer chegar, porque quer chegar lá e como vai fazer para conseguir. Não adianta colocar na lista que você quer “aprimorar conhecimentos” sem falar quais conhecimentos são esses e o motivo pelo qual quer fazer isso. Quanto menos ampla e generalista for a sua meta, mais fácil de manter o foco alcançá-la será.

Realidade x sonhos

Ainda durante a elaboração das suas metas, é preciso manter o “pé no chão” e não estabelecer objetivos impossíveis de serem alcançados. Não adianta idealizar fazer três viagens internacionais dentro de seis meses se a sua realidade financeira não permite isso. Não existem milagres, é preciso se organizar e ser realista quando às metas, refletir se aquilo será possível dentro do período estabelecido. Mantenha o foco na realidade e somente assim você vai conseguir cumprir suas metas.

Checklists

A boa e velha lista de tarefas se torna muito eficaz quando se trata de objetivos e metas. Seja na versão tradicional no papel ou em versão digital, ela te ajuda a saber o que já foi feito e o que precisa fazer ainda. A dica aqui vai além de simplesmente anotar a tarefa. O ideal é escrever também o que você precisa fazer para alcançar seu objetivo, quais etapas precisa cumprir. Se você colocou como uma das metas tirar o passaporte em fevereiro, por exemplo, deve colocar que em janeiro precisa ir atrás da documentação e agendar atendimento no órgão responsável pela emissão do documento. É simples e te ajuda a entender tudo o que precisa fazer para cumprir cada um dos objetivos. Visualizar isso escrito ajuda a perceber que é possível cumprir tudo, basta se organizar e se manter focado. Também é importante separar as metas pessoais dos profissionais.

O que é mais importante para você?

Definir as prioridades do que você quer cumprir te ajuda a manter o foco no que realmente é importante. Se você tem uma lista com 20 tarefas e não sabe qual é mais importante, simplesmente vai fazer algumas mais “fáceis” e acabar abandonando o restante no meio do caminho. O ideal é colocar a lista em ordem de prioridade e ir cumprindo as que vêm primeiro, para depois ir para as outras, com menor prioridade. Além das que devem ser cumpridas primeiro, também é válido separar a lista em metas de médio e longo prazo, assim você terá maior controle de tudo que precisa ser feito e o tempo que vai levar para fazer.

Do it!

Não existe fórmula mágica. Você precisa simplesmente começar a cumprir suas tarefas para chegar aos objetivos. Não adianta definir, organizar, priorizar e fazer uma planilha digna de aplausos e com tudo listado acima, se aquilo não sair do papel ou da tela do computador. A organização é importante, sim, mas o que deve tomar mais tempo é de fato a execução de tudo. Mantenha o foco e faça uma coisa de cada vez. Conforme as metas forem sendo riscadas da lista, você verá que valeu a pena e seus objetivos vão ser alcançados. O que você achou das dicas? Já sabe quais são seus objetivos para 2019? Comente!