back to top

5 TED Talks para entender o que é empatia

É comum ouvir sobre o uso da empatia em ambiente corporativo ou até na vida pessoal, mas você sabe o que é? Ela vai muito além de “se colocar no lugar do outro”. Para você entender melhor, o Next separou 5 TED Talks sobre o assunto. As TED Talks são palestras curtas e com propostas de caráter inovador, motivacional ou transformador. A ação é desenvolvida pela fundação TED (Technology Entertainment Design). Confira!

A revolução da empatia

Neste TED Talk, a bióloga, especialista em empatia, sustentabilidade e inovação social e pós-graduada em Neurociência e Psicologia Aplicada, Tati Fukamati, desconstrói a ideia que a maioria das pessoas têm sobre empatia. Ela mostra que ser empático vai além do sentimento de aceitar tudo ou de fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você.

Desenhando a empatia

O título já é bem sugestivo. Lucas Alves usa desenhos para explicar sobre o tema. Ele começa dando exemplos de falhas de comunicação entre doutores e especialistas, por exemplo, e pessoas que não têm esse nível técnico de conhecimento. Observar esse tipo de interação o fez perceber que os dois lados não entendiam a realidade do outro. Isso fez com que ele usasse a ilustração para facilitar essa comunicação.

Uma experiência radical em empatia

O sociólogo Sam Richards realmente promove um experimento radical: tenta fazer a plateia americana entender as motivações de um rebelde do Iraque. Ele constrói ao longo de sua fala as condições de vida do rebelde e faz um panorama de toda a situação, promovendo uma reflexão sobre se colocar no lugar do outro.

Compaixão e o verdadeiro significado da empatia

Neste TED Talk, quem fala é a líder espiritual budista Joan Halifax. Ela trabalha com pessoas que estão no fim da vida, em estágio terminal ou no corredor da morte, e conta o que aprendeu sobre compaixão diante da morte e a natureza da empatia.

Empatia: um portal aberto para a alegria

Engenheira, empreendedora, mãe, escritora, professora e palestrante, Isabella Sacramento não fala somente sobre empatia. Ela relaciona as funcionalidades do corpo e a arte, mostrando como estão ligados à empatia. Você já assistiu algum desses TED Talks? Comente!