back to top

Como planejar um ano diferente para 2018

Fim de ano é sempre época de rever o que se fez ao longo dos últimos meses e se planejar para o novo ciclo que se aproxima. Mais comum ainda é se deparar com a lista de metas que não foram atingidas o que, muitas vezes, é sinônimo de frustração. Algumas dicas e uma forcinha da tecnologia podem te ajudar a planejar um ano diferente para 2018 e focar em alcançar mesmo aquelas metas que pareciam mais difíceis.  

Reflita sinceramente

Não faça metas aleatórias. Primeiro, reflita sobre tudo o que passou ao longo do ano, os erros e acertos que obteve e o que poderia realmente ter sido feito de forma diferente. “O principal é ter a consciência de onde estamos, de onde viemos e para onde estamos indo. Tirar um tempo para essa reflexão é fundamental”, diz a life coach Mayara Alves.  

Tenha metas claras

Saiba de fato qual é a sua prioridade e em que vai colocar energia durante o próximo ano. Isso vale tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal, orienta a coach. Se você tem como objetivo subir na carreira, por exemplo, uma meta é se aperfeiçoar educacionalmente na área pretendida.  

Motive-se

De nada adianta pensar em metas e deixá-las esquecidas ao longo do ano – só se lembrando disso em dezembro. A dica da life coach é fazer um quadro com imagens que represente tudo o que você deseja conquistar, o que te motivará diariamente. “Deixe suas metas visíveis, olhe para elas diariamente”, indica. Um aplicativo que pode ajudar é o Any.Do (gratuito e disponível para iOS e Android), que serve para organizar as tarefas e até para compartilhar seus projetos com outras pessoas. Com essa visualização diária, fica mais fácil se motivar e cumprir os objetivos!  

Planeje-se

Pense em como vai fazer para conseguir atingir seus objetivos. Com um planejamento definido, é mais fácil atingir as metas. Se você já definiu que quer subir na carreira e tem como meta voltar a estudar, planeje-se sobre como fará isso e quando poderá começar as aulas, por exemplo.  

Organize-se

Todo mundo costuma ser um pouco desorganizado em algum aspecto. Manter uma lista de tarefas pode ajudar muito e, neste sentido, diversos aplicativos gratuitos estão disponíveis e podem ser aproveitados. O Wunderlist é um deles – esse app gratuito permite organizar de maneira fácil várias tarefas do dia a dia. Na área de finanças, uma dica é o Toshl Finance, que permite montar orçamentos gerais e acompanhar os gastos. Com mais organização, sobra mais tempo para focar nas metas mais importantes.  

Saiba a hora de agir e a hora de relaxar!

“Tenha ações consistentes e frequentes para que você se torne ou atinja aquilo que você deseja na vida”, orienta Mayara Alves. E para que tudo que deseja se realize, a coach lembra que também é preciso relaxar e aproveitar a vida. “Esteja centrado e equilibrado, pois se você não estiver presente e centrado nenhum esforço valerá a pena, pois de que valem os sonhos se não aproveitamos a caminhada até eles”, questiona.   Desejamos um 2018 diferente para você! 😉

Autor (a)

Compartilhar