back to top

5 dicas para empreender no agronegócio com sucesso

O avanço do agronegócio no Brasil é inegável. Em 2017, a agricultura e o agronegócio contribuíram com 23,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2017, a maior participação em 13 anos, estimou nesta terça-feira a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). E essa demanda não para de crescer: estimativas apontam que, em 2050, a população mundial chegará a 10 bilhões de habitantes. Consequentemente, haverá maior demanda por alimentos, se fazendo necessárias iniciativas para aumentar ainda mais a produção de forma sustentável. “Apesar do receio por parte de muitos produtores em permitir que a tecnologia avance porteira adentro, os investimentos em TI e inovação são extremamente importantes nas propriedades, e nos próximos anos se tornarão indispensáveis a quem desejar manter uma produtividade favorável”, afirma Mariely Biff, consultora e aluna do MBA em Agronegócios USP/Esalq.

Como implementar as ideias

Mariely deu algumas dicas que podem facilitar a implementação das ideias e aumentar suas chances de sucesso no agronegócio. Invista em tecnologia – Com a tecnologia, os produtores rurais tornaram-se mais eficientes e quase triplicaram a produtividade nas fazendas, mesmo sem aumentar a área plantada. “É chegado o momento em que os proprietários devem empregar seus esforços para pensar estrategicamente, analisar informações e tomarem decisões mais acertadas, gerando redução de custos e aumento da produtividade. A tecnologia é extremamente favorável neste processo de transformação do produtor para empresário do campo”. Perceba as oportunidades e crie meios para transformá-las. Isso exige conhecer o mercado, pesquisar, buscar modelos de referências de negócios já implantados e muito networking para troca de experiências. Planeje. O planejamento é indispensável não só na implantação, mas também durante todo funcionamento do seu negócio. Preciso planejar as etapas, mudanças, implementações mesmo depois do negócio rodando normalmente. Faça um controle rigoroso, avalie as decisões, busque e dê feedback e procure inovar sempre. O mercado está cansado de ofertas do “mais do mesmo”, e os clientes estão mais exigentes. Monte um PN – plano de negócios. Busque ajuda com quem entende do assunto. As incubadoras como o Sebrae são ótimas parceiras nesta construção do negócio. Algumas sugestões de leitura:

Aceite assumir riscos e a possibilidade de fracasso. Precisamos ser realistas e em muitos momentos deixar o conforto para embarcar em um novo desafio. Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários sua opinião! Saiba Mais MBA em Agronegócios USP/Esalq: Certificação USP Duração: 18 meses Aulas e provas online (Exceto a última prova do curso, que será aplicada de forma presencial, no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia). Formação superior completa obrigatória Investimento: R$ 100 de inscrição + 18 mensalidades de R$ 590. Inscrições em http://mbauspesalq.com/pt/cursos/agronegocio/      

Compartilhar