back to top

Aprenda a usar o marketing sustentável em seu negócio

Em alta atualmente, a sustentabilidade vem sendo aplicada em diversos níveis e segmentos empresarias. E por isso o marketing sustentável está ganhando espaço. Para a professora de marketing e sustentabilidade da USP e dos MBAs USP/Esalq Kavita Miadaira Hamza, “o marketing ambiental se atenta apenas à perspectiva do meio ambiente, preocupando-se em desenvolver um produto ambientalmente amigável, usando meios de distribuição e comunicação que reduzam a pegada ambiental (quando comparados a produtos ´regulares´ ou ´não ambientais´)”. Por outro lado, o marketing sustentável engloba as práticas sustentáveis de negócio para criar melhores negócios, melhores relações e um mundo melhor. Para tornar-se competitivo no mercado e aplicar essa estratégia em seu negócio, a professora dá algumas dicas de como elaborar um plano de marketing sustentável, e não apenas ambiental.

  1. É importante seguir os passos tradicionais de um plano de marketing: análise dos ambientes interno e externo, definição do objetivo a ser atingido, desenvolvimento das estratégias e ações de marketing, envolvendo os 4 P´s, e definição das métricas de controle do plano.
  2. A empresa deve buscar soluções que envolvam não apenas a rentabilidade do negócio, mas também reduzir o impacto ambiental (e se possível, zerá-lo) e considerar ainda a questão social (não sonegar, não utilizar mão de obra escrava ou infantil, nem permitir que seus fornecedores o façam, oferecer condições justas e dignas de trabalho etc).
  3. Repensar o ciclo produtivo, pensando novas formas de produzir sem gerar lixo, e evitando que o consumidor precise gerar lixo. Ser mais eficiente na distribuição do produto ao consumidor.
  4. Tudo isso já é possível, exigindo-se da empresa mais criatividade em seu processo de produção e comercialização.

E então, vamos aplicar? MBA em Marketing  USP/Esalq  Certificação USP Duração: 18 meses Aulas e provas online (Exceto a última prova do curso, que será aplicada de forma presencial, no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia). Formação superior completa obrigatória Investimento: R$ 100 de inscrição + 18 mensalidades de R$ 590. Inscrições em http://mbauspesalq.com/pt/cursos/mba-em-marketing/      

Compartilhar