back to top

4 passos para conseguir a certificação PMP

Oferecida pelo PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute), a certificação PMP (Profissional em Gerenciamento de Projetos) atesta a competência e conhecimentos dos profissionais da área de gestão de projetos.

Confira as dicas do professor Fabio Pitorri, docente do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq para preparar-se melhor para a prova.

1 – Entenda o desafio

Saiba o que lhe aguarda para construir um bom plano para enfrentar esse desafio e não ter surpresas que possam fazer você perder a autoconfiança. Serão 200 questões relacionadas ao gerenciamento de projetos em 4 horas de prova.

2 – Foco, disciplina e dedicação

Estes 3 elementos são a base para o sucesso em qualquer coisa que desejarmos fazer, e na busca pela certificação não é diferente. A certificação é algo difícil de conquistar e a trajetória para chegar lá não é simples, por isso você precisará constantemente exercer estes 3 hábitos. Muito ficam pelo caminho pois não conseguem cumprir sua agenda de estudos, porque não tem o devido foco quando está tentando assimilar conhecimento e/ou devido ao fato de não estabelecerem uma meta pessoal (data para fazer o exame, horas semanais de estudo, etc).

Para ter mais foco e concentração tente encontrar um local para estudar onde você não será incomodado com questões externas e se afaste dos eletrônicos (celular, televisão, tablet) – desta forma você estará se distanciando dos elemento que podem fazer com que você se distraia e que troque o seu momento de estudo por uma gratificação instantânea. Outra dica muito boa é combinar com as principais partes interessadas (esposo, esposa, filhos) que você precisa se dedicar ao estudo em determinados horários e que isto é temporário, desta forma evitando que eles criem expectativas diferentes em relação à agenda.

3 – Esteja preparado emocionalmente

A prova de certificação não é apenas um desafio técnico, ela também é um grande teste emocional. Fazer 200 questões em 4 horas de prova não é algo para quem não possui um bom controle emocional. Por isso, prepare também o seu emocional para este grande desafio.

4 – Pratique e quando estiver cansado, pratique mais!

Fazer simulados é uma excelente forma de entender como você está se saindo tecnicamente e também de entender como está sua gestão de tempo e questões emocionais. Você pode encontrar simulados grátis aqui e aqui.

Você já pratica alguma dessas dicas? Tem mais alguma para acrescentar em nossa lista? Deixe nos comentários a sua sugestão 😉

     

Compartilhar