back to top

Saiba usar o benchmarking em seu negócio agro

O benchmarking é uma importante ferramenta na busca por melhores resultados, propiciando assim, que o processo de tomada de decisão seja baseado em informações concretas, e não de forma intuitiva, além do que esse processo deve ser contínuo, para que o produtor se mantenha competitivo no seu negócio.

Com o benchmarking, uma determinada empresa aprende com a experiência de outras que gerenciam situações semelhantes. A prática não se trata em imitar, mas sim aprender com os passos já dados por outra empresa.

A análise comparativa é, na verdade, uma adaptação criativa da forma com que outra empresa encara seus desafios. Sendo assim, não são as decisões ou as técnicas que devem ser copiadas pelas empresas, mas sim o método usado para que a outra chegasse àquela decisão.

Alguns empreendimentos agro desenvolvem naturalmente melhores métodos operacionais em relação às outras, enquanto algumas são eficientes em determinados processos, outras são melhores em outros. Portanto, a maior troca de informações favorece a todos.

Feita a troca de informações, vem a parte difícil, que consiste em identificar as oportunidades e implantar as soluções, visto que o benchmarking só terá valor se, ao identificar as oportunidades de melhoria, todos os envolvidos no processo estiverem abertos às mudanças, e nessa etapa a motivação e engajamento das pessoas possui um papel fundamental.

Quer usar o benchmarking em seu empreendimento agro? Vem para o curso de Gestão Integrada de Fazendas e torne-se um empreendedor rural.

Inscreva-se aqui.

Compartilhar