back to top

Com marketing digital, empresas espantam a crise

A boa notícia é que a crise econômica gerou muita demanda para o marketing, em especial, para o marketing digital. E engana-se quem pensa que somente as grandes empresas e marcas consolidadas apostaram no marketing digital. As pequenas empresas descobriram no digital uma forma de relacionar-se melhor com o cliente e aumentar competitividade no mercado. “A maior e melhor solução do marketing digital é entender as necessidades das pessoas. Entender para depois atender”, afirmou o Macir de Oliveira, professor do MBA USP/Esalq em Marketing.

Atualmente, qualquer empresa tem condição de abrir um site, por mais simples que seja, tornando-se o cartão de visitas digital do negócio. “Conheço carrinho de cachorro quente que tem franpage, que anuncia os seus produtos e têm relacionamento com seus clientes, sabe quem são eles e cada vez aumenta essa proximidade pelas redes sociais”, relatou.

Site, blog, página no Facebook, as opções são muitas, mas o marketing não se resume apenas a isso. “É uma ferramenta importante, mas não é uma tábua de salvação. Ninguém disse ´jogue o marketing tradicional fora´. O marketing digital, juntamente com outras ferramentas mais tradicionais, vão compor o mix para que empresas atuem no mercado. Não salva a vida de ninguém. O que salva é planejar meu produto, meu preço, meu ponto de venda e minha promoção”.

Sendo assim, podemos concluir que com um bom planejamento e a escolha certa das ferramentas de marketing, não há crise que derrube um negócio. Mas, voltando ao protagonista desse texto, elencamos as principais tendências no campo do marketing digital, segundo o professor Macir.

Inbound Marketing, o marketing de atração. A estratégia é atrair o cliente com conteúdos que solucionem problemas de suas rotinas profissionais. Vale explorar e-books, landing pages, blogs e outras ferramentas.

Marketing de conteúdo: estamos falando de uma nova era de relacionamento, no marketing de mão dupla, trocamos as informações com nosso público e assim, cada vez mais compreendemos melhor as demandas dessas pessoas, aumentando a confiança nos serviços oferecidos, no produto. Com isso, é estreitado o relacionamento e assim ocorrem as trocas, as vendas. É fundamental trabalhar com conteúdo. Não adianta ter todo aparato digital, se não é atualizado.

Mobile. Deve-se pensar em aplicativos próprios, campanhas direcionadas para este ambiente, além do atendimento via WhatsApp.

Big Data. Com a evolução dos formatos de coleta de dados e de transformação da informação em conhecimento, muito se sabe sobre o consumidor: os seus gostos, o que ele consome. É possível hoje filtrar dados e descobrir coisas muito interessantes.

Email marketing. Segue como uma ferramenta importante. O cliente deve ter se cadastrado para receber aquele material, e nada mais justo que ele visualize conteúdos interessantes, avisos de promoções, cupons de desconto, entre outros benefícios.

Compartilhar