back to top

O que é MBA Varejo e Mercado de Consumo?

O MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq é um curso de especialização Lato Sensu da Universidade de São Paulo, com duração total de 18 meses, totalizando 360 horas/aula. O programa é voltado a profissionais do varejo que querem entender melhor o segmento e também a profissionais de outras áreas que desejam atuar em empresas e instituições com interesse direto ou indireto no mercado de consumo varejista. É preciso ter ensino superior completo para cursar o MBA. “O conteúdo do MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq está alinhado ao novo momento do mercado, no qual os consumidores estão cada vez mais exigentes”, afirma Marcos Roberto Luppe, coordenador do MBA em Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq. Ele cita que o curso proporciona uma base conceitual forte para ajudar os gestores a entenderem melhor o mercado e as relações de consumo, que têm mudado muito nos últimos anos. “A tecnologia tem avançado rapidamente e isso também impacta o comportamento do consumidor. Qual vai ser o futuro das lojas, qual seu novo papel, são algumas das discussões que também serão levantadas no curso.” Luppe reforça que a flexibilidade é um dos destaques dos MBAs USP/Esalq, pois as aulas são transmitidas ao vivo uma vez por semana e permanecem gravadas para que o aluno assista posteriormente. Outro ponto forte é o corpo docente formado por professores doutores, associados e titulares da USP, bem como profissionais de renomada experiência no setor privado.  

Conteúdo programático

O MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq está dividido em três módulos. O primeiro compreende temas relacionados à gestão dos negócios em varejo, o que inclui aulas sobre gestão de inovação, marketing de relacionamento e digital CRM, inteligência de mercado, estratégia e análise competitiva do varejo, além de conteúdo sobre economia, cenários econômicos e consumo, por exemplo. Já o segundo módulo, voltado à gestão de marketing e finanças no varejo, aborda temas como internet marketing e mídias sociais, gestão do sortimento no varejo, branding (gestão de marcas) e precificação no varejo, entre outros. O último módulo é relacionado à gestão de operações e recursos humanos. Neste período, os alunos terão aulas sobre gestão estratégica de pessoas no varejo, serviços e atendimento, gestão de vendas e negociação, mobile e social commerce. Conteúdos sobre novas tecnologias aplicadas ao varejo, trade marketing, experiência de compra e visual merchandising, liderança e motivação de equipes também são temas que integram a grade curricular do MBA.  

Aulas online

O MBA Varejo e Mercado de Consumo têm aulas ao vivo, transmitidas às terças-feiras, das 19h às 23h. O conteúdo permanece gravado e pode ser assistido ou revisto pelo aluno a qualquer momento. Durante as aulas, também é possível interagir com os professores e outros alunos através do chat ou talk show, tirando dúvidas sobre os conteúdos abordados. As provas são online – exceto a última, de qualificação, que deve ser feita no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia.   Saiba mais: MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq Certificação USP Duração: 18 meses Aulas e provas online (exceto a última prova do curso, que será aplicada de forma presencial, no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia). Formação superior completa obrigatória Inscrições em www.mbauspesalq.com

Autor (a)

Compartilhar