Um estudo recente divulgado pela International Data Corporation (IDC) apontou as principais previsões para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação para 2024.
Confira os pontos:
1. Nuvem e estratégia de dados
Empresas precisam repensar suas estratégias para aproveitar ao máximo essas soluções de armazenamento e processamento de dados. Até 2027, a expectativa é que a maioria dos dados seja armazenada na nuvem.
2. Inteligência artificial na segurança cibernética
Espera-se um aumento significativo nos investimentos nessa área, especialmente para empresas que buscam se proteger contra ameaças crescentes.
3. GestĂŁo integrada e automatizada
Tempo é dinheiro. Por isso, empresas estão buscando soluções de gestão que possam automatizar processos e integrar dados para melhorar sua competitividade.
4. Valor gerado pela IA
A inteligência artificial está entrando em uma nova fase, na qual entregará valor para as empresas, exigindo uma integração eficaz de diversas fontes de dados.
5. Serviços gerenciados para redes
Vão focar cada vez mais na observação, visando melhorar a conectividade e a segurança cibernética. É esperado um crescimento significativo nessa área, com empresas buscando soluções mais eficientes.
6. ExpansĂŁo das redes mĂłveis privativas
EstĂŁo se tornando uma realidade para mais empresas, impulsionando novos modelos de negĂłcios e exigindo maior educação sobre o tema para os lĂderes de TI.
7. Crescimento da IoT e Edge Computing
Serão uma tendência importante, com um aumento significativo no tráfego nos pontos finais. A segurança será prioridade para as empresas.
8. Novos modelos de negĂłcio para Edge Computing
As soluções Edge estão evoluindo para oferecer automação, gestão simplificada e atualização tecnológica, com previsão de absorver mais de US$ 4 bilhões no Brasil até 2025.
9. Desafios persistentes no mercado de dispositivos
Apesar dos avanços tecnolĂłgicos, o mercado de dispositivos exigirá inovação contĂnua para se manter relevante.
10. IA fortalecendo dispositivos corporativos
A integração da inteligência artificial em dispositivos corporativos impulsionará a atualização da base instalada, oferecendo novas oportunidades para a transformação digital dentro das empresas.
Dentre as principais iniciativas de negĂłcio que vĂŁo direcionar os gastos de Tecnologia da Informação em 2024, Ă© possĂvel citar: produtividade e automação inteligente; maior proveito dos dados para geração de valor; controle e otimização de custos; atração e retenção de clientes.
A expectativa para o setor é de grandes avanços, por isso é crucial estar preparado para conquistar novas oportunidades de trabalho ou avançar na carreira.
Se vocĂŞ Ă© lĂder na área de TI e deseja cursar uma especialização com conteĂşdos abrangentes para tomada de decisões baseadas em inteligĂŞncia e dados, conheça nosso MBA em Engenharia de Software USP/Esalq.
As inscrições estão abertas.
(Fonte: IDC)
Você também pode gostar desses conteúdos:
Engenharia de Software e as linguagens de programação
Engenharia de Software e Data Science: o papel dos profissionais no Chat GPT