Em um contexto de crescente preocupação com questões sociais e ambientais, as empresas estão reconhecendo, cada vez mais, a importância de incorporar indicadores e métricas de sustentabilidade às suas operações.
Essas métricas desempenham um papel crucial no processo de Compliance, permitindo que as empresas identifiquem e neutralizem os seus impactos negativos.
Confira as principais vantagens de investir em sustentabilidade:
- Desenvolvendo métricas de sustentabilidade
O desenvolvimento de métricas de sustentabilidade requer uma abordagem que leve em conta não apenas o desempenho econômico, mas também os eventuais impactos das atividades empresariais sobre o meio ambiente e sobre as pessoas, incluindo colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades locais.
A análise de materialidade de uma organização, que corresponde à identificação dos seus principais impactos, pode levar ao desenvolvimento de indicadores como: emissões de carbono; consumo de água e energia; geração e destinação correta de resíduos; adoção de práticas trabalhistas justas; e investimentos em projetos de impacto social.
- Neutralizando impactos negativos
Uma vez que as métricas de sustentabilidade tenham sido estabelecidas, a organização deverá empreender esforços para a adequada coleta e acompanhamento dos dados ao longo do tempo, adotando medidas que busquem a neutralização dos seus impactos negativos.
Se uma empresa identificar que as suas emissões de carbono estão acima do aceitável, por exemplo, poderá investir em tecnologias mais limpas ou em projetos de compensação de carbono, neutralizando esses impactos.
- O papel do Compliance
Ao estabelecer políticas e procedimentos claros e transparentes, o Compliance garante que as empresas cumpram leis e regulamentos relacionados à sustentabilidade e às práticas comerciais éticas.
Além disso, o Compliance pode ajudar a garantir que as métricas de sustentabilidade sejam adequadamente monitoradas, avaliadas e relatadas às partes interessadas.
- Benefícios para as empresas
Empresas sustentáveis e socialmente responsáveis tendem a ter uma melhor reputação, o que contribui para a fidelização de consumidores e para a construção do patrimônio da marca.
Em um mundo cada vez mais consciente, o desenvolvimento de métricas de sustentabilidade e a subsequente neutralização de impactos negativos se tornaram imperativos para as empresas que desejam prosperar no longo prazo.
Ao adotarem uma abordagem proativa em relação à sustentabilidade e ao Compliance, as empresas demonstram seu compromisso com a responsabilidade corporativa, posicionando-se como líderes em seus setores de atuação.
E para suprir essa grande demanda do mercado por profissionais competentes que atuam nas áreas de Compliance, Jurídico e Gestão de Riscos, lançamos o nosso MBA em Compliance & ESG.
Faça parte da primeira turma do MBA em Compliance & ESG USP/Esalq! Clique aqui para garantir sua vaga!
Você também pode gostar desses conteúdos:
O que é Compliance? Entenda a tendência de autorregulação empresarial