back to top

Cases de sucesso nas redes sociais: cuidados que você deve ter

O Marketing é uma área que pode transformar negócios por meio de ferramentas valiosas como, por exemplo, as mídias. São vários cases de sucesso nas redes sociais, e todos eles têm uma coisa em comum: relacionamento com o cliente, êxito na comunicação e bom uso do digital.

O Blog MBA USP/Esalq buscou uma especialista no assunto para trazer mais informações e conversou com Liliane Ferrari, professora do MBA em Marketing USP/Esalq.

Se você não conferiu nossa última matéria com ela, saiba que lá falamos sobre a importância das redes sociais e os motivos para estudá-las o quanto antes. Clique e confira!

Agora, vamos ao que interessa. Liliane comentou cases de sucesso nas redes sociais e mostrou algumas ferramentas que podem auxiliar na gestão. Vem ver!

Quem são os cases de sucesso nas redes sociais

Mas, afinal, o que queremos dizer com cases de sucesso? São empresas que investem na comunicação com clientes e no Marketing, de forma que alcançam uma presença ativa nas redes sociais e conseguem se comunicar com muita eficiência com os usuários, tendo um ótimo alcance e retorno.

Vamos aos exemplos

E se você está se perguntando quem pode ser considerado um dos cases de sucessos nas redes sociais, Liliane cita um de seus exemplos prediletos e justifica sua escolha.

“Adoro o perfil do Visit Iguassu. Esse bureau de turismo atende a região trinacional e tem dezenas de pautas e estilos de viajantes para atender, mas é extremamente bem-organizado e possui um conteúdo estratégico, tendo um feed que ocupa diversas faixas de horários com um mesmo assunto (faz três posts com mesmo tema ao longo do dia) e trabalha basicamente com posts orgânicos (sem patrocínio).”

Além disso, a professora fala sobre o tipo de comunicação leve e fluída, e para todos os públicos, que faz com que a empresa atraia visualizações e se aproxime de seus leads. No caso, um de seus trunfos é o próprio mascote da cidade, o Quati, que é utilizado principalmente nos stories.

“O Quati é um personagem que dá leveza e humor ao conteúdo com pequenas histórias em vídeo. O Quati educa, mostra passeios, dá dicas de viagem, apresenta novas atrações. Como ele não fala, se aproveita das mímicas e atende super bem os públicos de diversos idiomas”, elogia.

Elementos culturais

Para Liliane, a Visit Iguassu é um dos cases de sucesso nas redes sociais por conta de sua comunicação estratégica, que utiliza especialmente os recursos culturais para se aproximar de seus leads e criar um bom relacionamento, por meio de dicas e curiosidades. Liliane destaca os impactos dessa comunicação.

“Citei o Visit Iguassu porque sei que, por meio dos conteúdos nas mídias, a marca melhorou o posicionamento e o interesse em turismo na região trinacional, aumentando a procura por pacotes e passeios”, justifica a professora.

Assim, podemos dizer que o bom uso das redes sociais depende de elementos atrativos, que estabeleçam certa relação com os usuários e desejo em consumir (ou visitar, como é o caso citado por Liliane). Isso é o básico para potencializar os negócios e gerar resultados em vendas e procura.

Ferramentas para gerenciar as redes sociais

Os cases de sucesso nas redes sociais vão além de simplesmente postar algum conteúdo diariamente e responder comentários. Os bons exemplos mostram planejamento, estratégia e entendimento do que deve ser feito e qual a melhor forma de alcançar os resultados propostos.

Liliane conclui falando sobre as melhores ferramentas para cada necessidade. Confira algumas dicas da professora:

  • Para planejamento: o ideal é trabalhar com o calendário de ações previstas da marca e com o calendário de datas do varejo, cruzando esses momentos.
  • Para gerenciamento do fluxo de produção, aprovação de posts, agendamentos e relatórios: o mLabs é uma ferramenta de baixíssimo custo e de elevada entrega nesses quesitos. Contudo, fica o alerta. As redes sociais associadas ao Facebook estão passando por certa instabilidade relacionada a plataformas que não sejam originais da marca. Assim, já vemos um movimento de migração para o Facebook Business Suite. Vale conhecer!
  • Para criação de imagens para as redes sociais: uma ótima opção é o Trakto, que tem centenas de modelos customizáveis que podem ajudar a organizar a identidade visual da sua marca. Possui versão gratuita e paga.

Dessa forma, se você deseja alcançar esse nível de comunicação com seus clientes e leads, essas ferramentas serão fortes aliadas na sua jornada.

Gostou de saber um pouco mais sobre cases de sucesso nas redes sociais e as ferramentas que podem te auxiliar nesse caminho? Então, se inscreva no MBA em Marketing USP/Esalq e garanta muito mais conteúdos como esse!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar