Você sabe como a contabilidade e a gestão financeira se relacionam? No ambiente corporativo, as informações geradas pela primeira são essenciais para a realização eficiente da segunda. E o motivo é simples: esses dados são importantes para a avaliação do desempenho financeiro e operacional da empresa.
Quem faz MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq tem a oportunidade de debater esse assunto em aula com professores como Rafael Gatsios, docente do curso, autor e pesquisador das áreas de finanças corporativas, gestão de risco e mercado financeiro.
Antes de falarmos dos benefícios de unir contabilidade e gestão financeira, que tal desmistificar um pouco sobre Ciência de Dados e os profissionais que atuam nesse segmento?
Contabilidade e gestão financeira: onde elas se encontram?
A gestão financeira das empresas pode contar com o auxílio de informações contábeis presentes em demonstrações como:
- Balanço patrimonial
- Demonstração de resultado do exercício
- Demonstração de fluxo de caixa
- Demonstração de valor adicionado
Segundo Gatsios, relatórios gerenciais também podem ser elaborados para influenciar positivamente as decisões relacionadas à gestão financeira e operacional da empresa.
Benefícios dessa união
Sabendo quais informações contábeis unem contabilidade e gestão financeira, é hora de entender como elas podem ser utilizadas para gerar vantagem competitiva para as organizações. Com esses dados é possível:
- Verificar ativos e passivos da empresa
- Avaliar o desempenho da operação
- Verificar as margens, custos e despesas
- Avaliar o lucro da operação
“Além de tudo isso, ainda de posse das informações, contábeis é possível avaliar a gestão de caixa da empresa, observando a capacidade de geração de caixa e liquidez da companhia”, complementa o professor.
“Para que as informações contábeis sejam utilizadas na tomada de decisões corporativas, é preciso que o objetivo da informação não seja única e exclusivamente apuração fiscal. A área interna da empresa ou a empresa contratada para realizar a contabilidade deve gerar informações com foco na tomada de decisão”, explica.
Leia mais: Como fazer uma gestão baseada em valor eficaz
Um panorama sobre gestão corporativa
Para falar sobre contabilidade e gestão financeira é preciso ter em mente que a gestão da empresa está diretamente relacionada às decisões de investimento, financiamento e gestão de curto prazo.
“Neste sentido, a gestão deve focar na correta avaliação dos projetos ou produtos da empresa. Aqui, é importante entender o resultado operacional de cada um desses projetos ou produtos da instituição”, ressalta Gatsios.
É tarefa da gestão se preocupar com a estrutura de capital da empresa, avaliando as fontes de financiamento de suas operações, analisando as fontes de capitação de recurso e observando os custos dessas fontes.
“De maneira combinada, a gestão deve avaliar se os investimentos realizados pela empresa superam os custos de financiamento, ponderando, assim, a viabilidade econômica do negócio.”
E, como mencionado anteriormente, a gestão de curto prazo está inserida na gestão financeira da empresa e deve observar a relação entre recursos e dívidas de um futuro mais próximo.
É possível unir contabilidade e gestão financeira pessoal?
Gatsios explica que a contabilidade apresenta informações aplicáveis às organizações. “A gestão financeira pessoal deve seguir uma análise entre as receitas e despesas do período, avaliando decisões de consumo presente com as necessidades de investimentos para o consumo futuro”, conclui.
O Blog MBA USP/Esalq preparou algumas dicas de economia pessoal para momentos de crise. Confira!
E você, como enxerga a união de contabilidade e gestão financeira na sua empresa? Comente 😊
Você também pode gostar: