Como fazer uma gestão baseada em valor eficaz

No atual cenário, em que mudanças são ainda mais comuns e frequentes, métodos da gestão baseada em valor podem suprir a demanda de adaptações que, cada vez mais intensas, necessitam da atenção dos especialistas. Empresas que lidam diariamente com a concorrência e se preocupam com seus valores e tradições podem usar esse modelo estratégico que, de maneira expressiva, influencia diretamente nos resultados no mercado.

Para nos aprofundarmos no tema, conversamos com o professor Fabiano Guasti Lima, do MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq, que trouxe um panorama sobre a importância da gestão baseada em valor e seu potencial para transformar parâmetros econômicos e potencializar a renda de empresas. Vamos entender mais sobre o assunto?

O conceito da gestão baseada em valor

Segundo o professor, a gestão baseada em valor é, em essência, um conjunto de estratégias financeiras e de capacidades diferenciadas que visam direcionar a empresa para alcançar o objetivo final de maximizar seu valor no mercado. De forma resumida, essa metodologia é ideal para o desenvolvimento dos negócios, de curto a longo prazo, de forma que a empresa se torne ainda mais competitiva.

Outro ponto importante da gestão baseada em valor é compreender o conceito de lucro econômico. Isso, por sinal, está diretamente relacionado à metodologia e envolve a receita de uma organização e os custos gerados pelos investimentos de capital.

“O valor de uma empresa é determinado pelo seu potencial futuro em produzir retornos de caixa que, quando trazidos a valor presente por uma taxa de desconto que remunera o risco do negócio (custo de oportunidade), produzem o valor econômico da empresa. Em outras palavras, ao gerar este retorno em excesso ao custo de oportunidade, medida definida como lucro econômico, diz-se que a empresa criou riqueza econômica ou goodwill”, explica Lima. 

“A apuração de lucro econômico é a principal sinalização de criação de valor. Indica o quanto a empresa é capaz de pagar aos seus acionistas/sócios acima do retorno mínimo exigido. São estratégias de longo prazo que preveem a continuidade da empresa sempre com o objetivo final de maximização da riqueza.”

Os pilares da gestão baseada em valor

Conquistar os objetivos da empresa depende de uma estratégia previamente estabelecida e que utiliza diversos meios e métodos. Para isso existem os pilares da gestão baseada em valor. Conheça alguns deles:

  • Cultura corporativa: é o passo inicial que permeia todo o processo da gestão baseada em valor dentro de um negócio. Isso porque a cultura corporativa segmenta princípios, processos e tomadas de decisões. Para ter êxito, é importante fazer com que todos os colaboradores se identifiquem e estejam alinhados. Dessa forma, a cultura corporativa será relevante no dia a dia da empresa e todos exercerão uma postura profissional responsável e permeada de boas práticas.
  • Incentivo constante ao desenvolvimento profissional: esse é outro passo fundamental, pois é por meio dele que os gestores e líderes garantem o desenvolvimento da empresa como um todo. Com incentivos constantes ao desenvolvimento profissional, a empresa terá, com sucesso, uma gama de colaboradores antenados com o negócio e preparados para as atividades. Isso é importante para que as transformações do mercado não afetem de maneira negativa a organização e para que o plano de carreira dos colaboradores seja atrativo e recompensador. Se quiser saber mais sobre employee experience (ou a experiência do colaborador), clique aqui!
  • Avaliações de desempenho: para finalizar, as avaliações de desempenho visam o acompanhamento diário do desenvolvimento profissional proposto acima. Assim, é possível realizar análises e encontrar possíveis melhorias que impactam diretamente na performance dos colaboradores.

Lima ainda complementa explicando que as empresas devem estar totalmente comprometidas em lidar com os fatores que atuam sobre o valor, os chamados direcionadores de valor. Ele elenca os principais:

  • oportunidades de crescimento da empresa;
  • escala de produção;
  • aumentos de giro do capital investido e da margem operacional;
  • diversificação do risco dos negócios;
  • elaboração de uma estrutura ideal de capital;
  • análise de unidades de negócios dispendiosas que não agregam valor e poderiam ser vendidas;
  • entre outras que possam atuar nos níveis operacionais, de investimentos e de financiamentos.

“A existência de lucro líquido conforme apurado pela contabilidade não garante a remuneração do custo de oportunidade dos proprietários de capital. O lucro que é relevante para a gestão baseada em valor é o lucro econômico”, completa.

A importância da gestão baseada em valor para empresas

Pensar em uma gestão baseada em valor significa englobar todos os colaboradores, até mesmo a liderança, e exige uma contribuição ativa para que seja funcional. Assim, a organização se beneficia e, consequentemente, aumenta o valor do negócio. Com uma boa aplicação dessa metodologia, pode-se esperar melhorias para:

  • Gestão de pessoas: com os incentivos e acompanhamento dos colaboradores, as relações dentro do negócio passam a ser mais efetivas, potencializando a disseminação da cultura organizacional e corporativa.
  • Relação com fornecedores e stakeholders: com a gestão baseada em valor, a empresa melhora sua imagem com parceiros, concorrentes e fornecedores, garantindo melhores relações e resultados. Além disso, essa metodologia trabalha de forma contínua, visando a otimização de maneira geral.

 “Empresas devem se organizar para cada situação existente e planejar seus processos com base na sua cultura e nas suas metas de desempenho sempre com o objetivo de agregar riqueza. Da mesma forma, qualquer investidor vai buscar um resultado que remunere uma taxa mínima desejada de retorno para cada situação de risco que escolhe investir.”, conclui o professor.

E você, já adotou a gestão baseada em valor na sua empresa ou está pensando em começar? Especialize-se no assunto com o MBA em Finanças e Controladoria USP/Esalq!

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar