back to top

Vai desenvolver a sua marca pessoal? Confira essas dicas

Profissional independente, trabalhador CLT, procurando por recolocação ou uma primeira oportunidade. Seja qual for o seu caso, aqui vai uma pergunta: como anda a sua marca pessoal? A sua mensagem para os outros é fácil de entender? Vamos então para algumas reflexões!

O primeiro ponto vai para o verdadeiro significado de marca pessoal, que não é uma descrição sobre você. A também chamada Personal Branding vai além das suas qualidades técnicas e experiências do passado, sendo mais relativa à construção e manutenção da sua reputação no mercado – te proporcionando destaque e oportunidades nesse meio. 

A gestão da marca pessoal leva em conta as ações e posicionamento de alguém, pontos que devem ser transmitidos de forma clara para o público. Sendo assim, saiba quem você é e o que tem para oferecer pois, dessa forma, o mercado também saberá.

Não confunda as coisas

A construção da marca pessoal começa pela forma como você deseja ser lembrado e como essa imagem será passada para o público, além da escolha dos canais certos para isso.

No entanto, a Personal Branding não deve ser confundida com uma propaganda pessoal e nem mesmo significa que você é melhor do que outras pessoas (concorrentes). Na verdade, dentre tantas boas opções, você deve ter aquilo que a audiência busca, seja ela um cliente ou um futuro empregador.

Para começar a criar sua marca pessoal, invista um tempinho revendo os seguintes pontos:

  • Sem autoconhecimento, não existe conversa: saiba a fundo suas habilidades e competências, separando aquelas que te tornam único. Compreenda também seus defeitos e o que pode melhorar, focando nos valores pessoais para que estejam conectados com o objetivo profissional.
  • Ser diferente ou não, eis a questão: Não é preciso revolucionar a forma como o seu trabalho é feito, mas sempre pense naquilo que você pode oferecer de melhor e aposte nisso para ser escolhido pelo público.
  • Só você pode saber o seu valor: quem melhor para dizer sobre a sua atividade como um negócio ou profissão do que você mesmo? E se é numa vaga efetiva que suas apostas estão voltadas, liste e saiba falar sobre o que você entrega como ninguém para o momento da entrevista.

Por que ter uma marca pessoal?

Da mesma forma que muitas marcas não precisam explicar o que são para quem as segue, você também tem que pensar em assertividade na hora de desenvolver sua marca pessoal.

Portanto, o passo a se seguir é: pense nas características que você gostaria que fossem sempre associadas a você. No que você quer ser reconhecido como autoridade? O que tem a ver com suas habilidades? Anote isso para trabalhar as seguintes dicas:

Autenticidade não sai de moda

Tentar ser ou criar uma imagem que nada tem a ver com você é bastante cansativo, e dificilmente dá para sustentar algo que você não é por muito tempo. Por isso é mais fácil ser autêntico e defender valores que tenham verdadeiramente a ver com a sua identidade.

Outro ponto sobre transmitir verdade é que as pessoas tendem a perceber quando alguém não exerce a sinceridade. Então, para não estragar sua marca pessoal, nunca escolha esse caminho.

Confie na sua autoridade

Os assuntos que você domina com excelência são perfeitos para te ajudar a criar conteúdo e desenvolver autoridade em algum campo. E não pense nesses conteúdos como algo exclusivo para uma audiência online, mas pratique também a fala diária sobre eles, afinal, nunca se sabe quando o seu próximo empregador ou cliente estará frente a frente com você!

A relevância online

Ser ativo nas redes sociais é importante para alimentar sua marca pessoal. Aliás, dê bastante atenção aos canais que mais tenham a ver com ela.

Se você já gosta de usar mídias e publicar conteúdo em redes sociais, pense também em formas de dar extensão ao seu trabalho nelas, reforçando a sua imagem e transmitindo ainda mais a sua mensagem.

Além disso, saiba como se comportar e interagir com as pessoas, uma vez que estar online significa receber críticas, elogios e sugestões. Outra coisa para nunca esquecer é o bom senso, já que a sua marca pessoal tem uma reputação a zelar.

Encante e encante

A principal ideia de uma boa marca pessoal é seu nível de encantamento, que vai ser decisivo para estabelecer uma relação de confiança entre você e as pessoas que te observam.

Para conseguir conquistar, surpreenda fazendo algo inesperado e que gere valor para a sua marca pessoal, mesmo que seja a partir de pequenos gestos – eles podem ser mais significativos para quem recebe do que você imagina.

Experiência que dura

Uma boa impressão é aquela que dura muito, mais muito tempo mesmo! Então, se você encanta e oferece boas interações, procure sempre ser consistente e tenha em mente que a melhor mensagem geralmente é a mais simples.

Conheça quem vai te conhecer

E mais do que firmar a sua marca pessoal, saiba quem são as pessoas ou empresas que você deseja alcançar, pois só assim você vai identificar o que considera importante quando for distribuir sua mensagem.

Por fim, nunca deixe em segundo plano o trabalho da sua marca pessoal, pois ela pode ser o ponto-chave para o sucesso que você visualiza no futuro.

Quer construir uma marca pessoal forte e duradoura? Comece com as nossas dicas e depois compartilhe a sua experiência!

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar