A sociedade como um todo exige que a educação, hoje, vá além de copiar matéria e fazer provas. Uma boa formação escolar está relacionada ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais e as aulas de debate são uma ferramenta importante para auxiliar essa evolução.
Incentivar essa prática é uma forma de manter um ambiente escolar saudável, estimular a criação de opiniões, promover engajamento e manter o interesse dos alunos.
Confira quatro benefícios das aulas de debate nas escolas.
Estimula o pensamento crítico
Todas as principais ações da vida acadêmica – como absorver conteúdos e entender as fórmulas – são importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Porém, a formação de um pensamento crítico proporciona a análise de outras realidades, culturas e opiniões e dá embasamento para a constituição de um ponto de vista próprio.
Além de formar alunos mais humanos, as aulas de debate também ajudam a diminuir a alienação dos estudantes com os assuntos de fora do ambiente escolar. E tudo isso reflete na autoestima e autoconhecimento, fornecendo melhorias tanto no âmbito acadêmico como nas outras esferas da vida.
Ensina sobre respeito e organização
É impossível falar sobre aulas de debate sem citar a importância do respeito à opinião do outro e a organização do evento, que ensina a hora certa de falar, esperar, saber ouvir e concordar ou discordar de forma empática, reconhecendo o outro indivíduo como alguém com sentimentos diversos e pontos de vista diferentes.
Uma dica para as aulas de debate fluírem de forma harmoniosa é estabelecer alguns princípios comuns, que evitam confusões em uma reunião de muitas pessoas. Determinar previamente o tempo de exposição de cada ideia e as possibilidades de réplicas e tréplicas é um bom caminho para evitar que as discussões mais acaloradas levem a sentimentos negativos como ódio, repúdio ou medo.
Lembre-se de:
- Escolher um tema interessante e, se possível, interdisciplinar
- Criar um regulamento com orientações sobre conduta e tempo
- Formar grupos para defender opiniões opostas
- Incentivar a pesquisa consistente para montagem de discurso e estratégia
- Permitir argumentação e reprimir indisciplina
- Avaliar pontos positivos e negativos antes de concluir o assunto
Desenvolve oratória
A personalidade de algumas pessoas já é, naturalmente, preparada para formar opiniões. Contudo, é possível que a capacidade de se expressar de forma clara e objetiva seja bem trabalhada para que haja o processo de argumentação e convencimento.
E nada melhor do que aulas de debate para desenvolver a prática da oratória. Alguns alunos também já aparentam ter boa dicção, tranquilidade e transparência, mas eles devem ser igualmente incentivados a investir em mais segurança e experiência na hora de falar em público.
Forma pessoas mais completas e atualizadas
Os livros e materiais didáticos são essenciais para a formação dos alunos. Mas eles não são capazes de abranger tudo. Afinal, enquanto estamos dentro de uma sala estudando matemática ou geografia, novas leis estão sendo votadas e o cotidiano da população está sendo alterado, por exemplo. Ou um grave acidente ou atentado por ocorrer.
Por isso, estar por dentro dos principais fatos e refletir o que eles realmente significam é uma das funções das aulas de debate. É assim que os alunos vão ficar atualizados sobre os mais diversos temas, como política, tecnologia, cultura, meio ambiente, ética e cidadania.
A prática ainda aproxima os estudantes dos professores, dando a oportunidade de todos contribuírem em discussões enriquecedoras. Assim, a troca de conhecimento e experiências completa tanto a formação dos alunos quanto dos professores e profissionais envolvidos no ambiente escolar.
Você está acompanhando as principais tendências do setor? Então saiba como se preparar para a educação 4.0!