Falar em meditação para melhorar a carreira pode soar um pouco estranho. Mas a verdade é que algumas técnicas podem ser aplicadas para aperfeiçoar o desempenho no trabalho. Tanto que grandes empresas como Apple, Yahoo, Starbucks e Google já incentivam seus funcionários com cursos sobre o tema.
A meditação é uma forma de exercitar a consciência mesmo quando não estamos concentrados. Ela tem inúmeros benefícios que perduram, inclusive depois de termos saído do estado de atenção plena.
A técnica auxilia na redução de estresse e impede que pensamentos negativos tomem conta do nosso sistema. Por isso é altamente recomendada para que o dia comece bem e evolua de forma calma e produtiva.
A ideia da meditação é que você fique 100% concentrado no seu presente, aberto a perceber coisas novas ao seu redor, facilitando o entendimento real de contextos e perspectivas.
Os benefícios da meditação para o foco no trabalho são inúmeros. Algumas práticas de mindfulness podem ajudar em uma rotina corrida, por isso separamos cinco motivos para utilizar a meditação para melhorar a carreira.
Uma coisa de cada vez
Como estamos acostumados a ficar ligados 24 horas por dia, a possibilidade de nos distrairmos é alta. Especialmente por conta da concorrência de informações que recebemos a todo segundo.
Este cenário nos coloca constantemente em busca por algo. Fato que gera desgaste e cansaço mais intenso, mais rápido. Exercitar a consciência tranquila ajuda a evitar essas distrações. Com isso, é possível garantir alto nível de concentração também no ambiente corporativo.
Alívio do estresse
Claro que todo esse bombardeio de informações causa reações no cérebro e corpo. Assim, podemos chegar a um nível prejudicial de estresse, que afeta não só nosso trabalho, mas a carreira como um todo.
Por isso, meditar não é só sobre performance. Os exercícios de meditação aliviam o estresse e, consequentemente, previnem doenças derivadas dele, como pressão alta, insônia, depressão, ansiedade, doenças cardíacas e autoimunes, entre outras.
Aumento da criatividade
É comum que, vivendo nesse mundo acelerado, o sentimento de vazio e solidão apareça em alguns momentos. As pessoas se sentem menos criativas e com mais dificuldade de “sair da caixa”.
Além de aplicar a meditação para melhorar a carreira, você pode utilizar as técnicas para aumentar sua criatividade em todos os tipos de tarefas. Relaxar deixa você mais criativo e meditar é um ótimo caminho para isso, porque ajuda a embarcar em um processo focado em criar, deixando de lado os pensamentos negativos.
Desenvolvimento da inteligência emocional
Desenvolver sua inteligência emocional também é um dos benefícios de utilizar a meditação para melhorar a carreira. Conter as emoções significa se frustrar e, consequentemente, desenvolver alguns tipos de doenças físicas e psicológicas.
Meditar te coloca frente a frente com seus sentimentos e sensações, auxiliando nas relações interpessoais, inclusive no trabalho.
Ser uma pessoa melhor
Com a consciência leve, proporcionada pela meditação, você tem condições de aprimorar suas habilidades sociais e demonstrar mais bondade e compaixão, especialmente no trabalho.
Com a meditação, você entende e enfrenta seus problemas, se tornando capaz de compreender as demandas do outro.
Bônus: a meditação é mesmo indicada para mim?
Ninguém melhor do que nós mesmo para identificar quais as melhores práticas para aplicar em nosso cotidiano. Uma autoavaliação sincera é o primeiro passo para saber como você está se sentindo nos últimos dias e o que é preciso para melhorar.
Se sentir que é preciso desacelerar e se conectar com a vida de uma nova forma, os métodos de meditação podem ajudar. Crie uma rotina de meditar, mesmo que por pouco tempo, todo dia, e tenha disciplina nas práticas. Aos poucos, tudo se encaixa.
As vantagens de meditar são perceptíveis tanto na sua performance do dia a dia quanto nos desenvolvimentos futuros.
E você, já usa alguma prática de meditação para melhorar a carreira? Deixe suas dicas nos comentários!