back to top

6 dicas para aproveitar melhor a pós-graduação

Estamos constantemente tomando decisões importantes em nossas vidas, e escolher fazer uma pós-graduação com certeza é uma delas. Isso porque, para aproveitar melhor a pós-graduação, é necessário conciliar uma nova rotina que inclua os estudos e o aprendizado no dia a dia.

Afinal, quando estamos em uma fase de especialização curricular, geralmente ela vem acompanhada de outras jornadas. Emprego, família, casa e obrigações pessoais entram para a conta.

Para te ajudar, o Blog MBA USP/Esalq separou algumas dicas para você aproveitar melhor a pós-graduação. Confira!

Insira o acadêmico no trabalho

Não à toa os cursos de pós-graduação são voltados para pessoas que trabalham e precisam se especializar. No universo acadêmico serão desenvolvidas competências que ajudarão no ambiente de trabalho. Portanto, a dica aqui é aproveitar o máximo do conteúdo proposto em aula e entender como usar ele a seu favor.

Leve soluções, incentive seu raciocínio e desenvolva sua capacidade de argumentar, para assim ser um dos agentes de sucessos em projetos e tomadas de decisões na empresa.

E o trabalho no acadêmico

Como o aprendizado é uma via de mão dupla, coloque na aula situações que acontecem no trabalho. Essa é uma forma de debater junto com os colegas e professores as melhores práticas para um problema ou ação, por exemplo.

Sempre que possível, escolha projetos que estejam ligados com o conteúdo do curso. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a experiência dos docentes e enriquecer seus conhecimentos a partir de visões diferentes oferecidas por pessoas que também estão no mesmo curso.

Leia mais: Experiências de vida e crescimento profissional: o que eles têm a ver?

Networking: nunca duvide dele

Falando em colegas, sabia que eles são potenciais amizades e contatos profissionais? Portanto, para aproveitar melhor a pós-graduação, nada mais justo que dividir com todos as suas ideias e deixar se envolver com as trocas que virão.

Lembre-se que mais do que um espaço de aprendizado, seu curso será favorável para criar diversos tipos de vínculos. Imagine que na sua turma podem estar futuros parceiros de negócios, colaboradores e até mesmo sócios.

Braços se segurando e demonstrando o que é o networking - uma das formas de aproveitar melhor a pós-graduação.
Uma das formas de aproveitar melhor a pós-graduação é investindo em networking!

Vá além das aulas

Uma coisa importante sobre seus professores: eles estão lá para orientar, mesmo após a aula. Portanto, nunca deixe de pedir por suporte, tirar dúvidas ou pedir por matérias complementares, até por e-mail. Para aproveitar melhor de tudo que o curso pode oferecer, vale a pena levar o conteúdo para situações extraclasse.

Da mesma maneira, inicie atividades com relação aos temas abordados, mas que não sejam estritamente relacionados ao curso. Por exemplo, participe de workshops, palestras, eventos e reuniões que possam completar a discussão.

Organize os estudos

Planeje e separe tempo para dedicar ao curso. Mesmo que a frequência de aulas seja uma vez na semana, estude diariamente. Repasse conteúdo e faça tarefas complementares para assimilar melhor o aprendizado.

menina estudando e aproveitando melhor a pós-graduação
Ao organizar seus estudos, você facilita seu processo de aprendizagem e aproveita melhor a pós-graduação.

A flexibilidade de cursos a distância é uma ótima pedida para quem precisa estudar em mais de um horário. Mas vale lembrar que criar um cronograma também é uma estratégia para não deixar escapar prazos de provas e trabalhos. Criar pastas com conteúdos vistos semanalmente também ajuda a aproveitar melhor os benefícios do curso online.

E separe um espaço para isso

Falando em flexibilidade, o curso online pode ser visto a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas não caia na tentação de assistir a uma aula na cama ou no sofá de casa. Dentro de pouco tempo, sua disciplina irá decair.

Não é preciso ter necessariamente uma sala de estudos em casa, mas sim um ambiente mais incentivador. Ele pode ser um cômodo silencioso e com materiais suficientes para concentração. Se a sua casa traz muitas sabotagens, procures locais adequados dentro de bibliotecas e salas de reuniões (se for assistir no trabalho), por exemplo.

Quais processos você usa para aproveitar melhor a sua pós-graduação? No MBA USP/Esalq os alunos aproveitam ao máximo todos os conteúdos e oportunidades de aprendizado!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar