back to top

5 filmes para quem estuda marketing

Referências cinematográficas são ótimas para quem deseja aprender um pouco e relaxar. Temáticas para isso não faltam, inclusive para quem estuda marketing e gosta de ver as estratégias exemplificadas nas cenas de um filme.

Separamos cinco filmes que utilizaram o marketing como peça central do roteiro. Confira:

O Show de Truman

Lançado em 1998, este longa traz a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros que vive em um perfeito bairro de classe média, com casa, esposa, vizinhos e amigos igualmente perfeitos. Sua vida, na verdade, é um programa de televisão, que transmite todos os seus passos desde seu nascimento.

Além de ter a vida inteira transformada em grande reality show repleto de campanhas comerciais e uma enorme estratégia de marketing para vender o sucesso para uma emissora, Truman sequer tem conhecimento de que vive isso. O filme gera uma sensação de empatia pelo protagonista enquanto ajuda a entender como a mídia, o consumismo e o marketing têm poder de invadir a realidade e modificar as nossas vidas.

Obrigado por Fumar

Impossível listar filmes sobre marketing sem citar a comédia Obrigado por Fumar. Este longa de 2005 mostra os bastidores de uma das indústrias que mais gerou renda por meio do marketing e publicidade. Nele, o lobista Nick Taylor é porta-voz das grandes empresas de cigarro e tenta a todo custo evitar que uma imagem negativa recaia sobre o produto nos Estados Unidos.

Apesar de utilizar como exemplo um produto que dificilmente traz benefícios para a saúde, o filme ganha o espectador ao mostrar o quanto o marketing tem poder de influência e que, quando bem-feita, uma campanha tem a capacidade de mudar a imagem que temos sobre determinado produto ou serviço.

Amor por Contrato

Fazer parte de um grupo pode influenciar a forma como consumimos. Nesse sentido, Amor por Contrato coloca no centro de sua história uma família fictícia, que tem como trabalho se instalar em bairros de classe média e conquistar clientes para a empresa que os contratou. Eles devem mostrar um modo de vida perfeito, que inclui o uso de produtos que os “ajudam” a ser assim.

Aliado a uma crítica sobre consumo, o filme ajuda a ter uma noção sobre o comportamento consumidor e de qual forma as campanhas de marketing podem ser decisivas quando captam exatamente o que o cliente realmente deseja ouvir, desde que esteja dentro da sua realidade.

Syrup

Uma sátira sobre o consumo, o filme narra a história de dois executivos de marketing tentando vender um novo refrigerante com uma “super” campanha de publicidade. Entretanto, não passando apenas de xarope a água, o produto é mostrado como incrível, enquanto que os clientes são tomados por ingênuos.

A trama revela aspectos que não devem ser levados como exemplos dentro de estratégias de vendas (facilmente reconhecidos na narração em off do personagem principal, que passa conselhos cínicos sobre supostas técnicas de marketing). Neste sentido é exposto como alguns setores fazem o que for preciso para vender um produto, atraindo a atenção do comprador ao criar uma imagem de luxo para vendê-lo.

O Senhor das Armas

Diferente dos exemplos anteriores, esse longa permeia a exploração de um mercado violento. O Senhor das Armas traz uma visão de como o marketing pode ajudar a perpetuar o tráfico de armas, principalmente em países subdesenvolvidos. Entretanto, longe de ser um manual de apoio a guerras civis, ele mostra os impactos negativos que certas escolhas podem levar.

Para quem se interessa por marketing, o longa, apesar da temática, mostra que um mercado saturado pode ascender a partir de um nicho ainda não explorado. Quando visto por novas perspectivas, um produto ou serviço tem novas chances de crescimento e adesão pelo consumidor.

Você se lembra de algum filme que fale sobre marketing? Deixe sua dica nos comentários!

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar