back to top

Decepção na vida profissional é importante para o sucesso?

A decepção na vida profissional é algo que traz um sentimento de falha e incompetência. No entanto, se decepcionar não deve necessariamente ser algo ruim. A sensação pode trazer alguma experiência e ser, inclusive, responsável pelo alcance do sucesso.

É claro que ninguém gosta de ter uma decepção na vida profissional. Não é uma experiência prazerosa em nenhum sentido. Mas essa é a hora que você pega os limões que a vida te deu e faz uma limonada – já diz o dito popular.

Não significa ficar feliz no mesmo dia em que cometeu um erro com consequências graves ou após ser demitido do trabalho que tanto gostava, por exemplo. Ninguém espera isso de você. Tire seu período sabático para ficar triste e se lamentar pelo ocorrido.

Esse período só não deverá ser muito longo a ponto de formar uma bolha de sofrimento. Cabeça erguida, siga em frente e tente melhorar para não acontecer de novo. Se o erro foi seu, não se cobre pela perfeição. Tenha em mente que todos que acertaram, um dia erraram – e isso não os impediu de chegar “lá”.

Se tiver relação com outra pessoa, uma “puxada de tapete” ou semelhante, siga em frente mesmo assim. Não é a melhor atitude buscar uma vingança ou tentar fazer a pessoa pagar pelo erro. Somente se afaste e tente mudar a situação.

Aprender com os erros

Parece conselho de mãe, mas é uma verdade: se tem uma coisa que os erros e decepções fazem por nós é trazer aprendizado. Você poderá escolher como lidar com a situação e não há uma fórmula mágica para isso. Cada caso é diferente.

Mas uma coisa é certa: se você não tomar a atitude de se levantar, erguer a cabeça e continuar ou recomeçar, nada vai acontecer. As oportunidades dificilmente vão bater na sua porta e implorar para que você as aproveite. Corra atrás!

Pense que se dependêssemos somente dos acertos, não aprenderíamos tanto. É nos momentos mais adversos que você vai aprender a lidar com situações complicadas. Tire tudo o que puder de bom dessa experiência ruim.

Sabedoria

Não que a decepção na vida profissional seja algo positivo, mas ela traz sabedoria para evoluir na técnica e no emocional. Quem passou por vários obstáculos talvez tenha muito mais conhecimento comparado a quem não teve.

Como exemplo, imagine o ponto A como partida e o B como destino. Quem vai em uma linha reta, talvez chegue mais rápido, de fato. No entanto, quem precisa passar por um caminho curvo e cheio de lombadas, vai demorar mais, mas também vai ter mais experiência. Você pode optar por utilizar essas lombadas e curvas para treinar ou pode parar na metade do caminho, sem conseguir continuar.

O ponto C

Sem falso moralismo, você também não precisa superar tudo de cabeça baixa e seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Há sempre a opção de desistir daquilo que trouxe decepção e escolher algo que te faça mais feliz.

Existem milhares de cursos por aí para treinar em uma nova profissão. O importante é não deixar a decepção fazer com que você fique estagnado no mesmo ponto por anos. Nem que seja preciso mudar tudo e começar “do zero”, faça isso, mas não fique parado.

Pretende mudar de carreira? Conheça os MBAs USP/Esalq.

O importante é aproveitar o que aconteceu para aprender e tirar uma lição – ainda que ela seja “Fuja! Isso não é para você!”. Muitas das pessoas que ficaram famosas por seu sucesso profissional, ou que mudaram o mundo com invenções, estavam ali porque tiveram uma decepção em outra área.

Você vai chegar lá!

É importante que, apesar de tudo, você tenha calma. É normal se decepcionar, ainda mais no início da carreira. Isso porque é comum, quando ainda há o sonho idealizado daquela profissão, pensar que vai começar do alto, com bom cargo e salário lá em cima. Isso é uma construção que muitas vezes vem do período de graduação.

Começar a carreira “de baixo” não é algo necessariamente ruim. Quando você chegar nos maiores cargos, vai ter mais conhecimento do que aqueles que chegaram lá rápido demais, talvez por indicações de amigos e familiares.

Tenha calma e paciência. As decepções vão acontecer e fazem parte do caminho, mas você vai chegar onde deseja se houver dedicação. É preciso superar os obstáculos e entender as decepções como, acima de tudo, uma maneira de aprender a lidar com adversidades.

Como você lida com decepções na vida profissional? Comente!