Evento SIM mostra prática do Mindfulness na vida profissional

Mindfulness é uma técnica de meditação com o foco na concentração plena. A prática vem sendo utilizada por muitas empresas e universidades com o intuito de desenvolver um ambiente mais colaborativo e assim promover bons resultados. O evento SIM abordará a ligação entre o Mindfulness e a vida profissional em palestra que ocorrerá no dia 21 de julho no campus da Esalq/USP, em Piracicaba (SP). “Mostrarei como essa técnica pode criar um ambiente colaborativo, onde as pessoas têm disposição maior para compreender umas às outras, além de adquirirem mais foco e atenção nas tarefas”, relata o palestrante Rogério Calia, professor do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq.

Benefícios

Com raízes nas práticas budistas, o Mindfulness está inteiramente ligado ao controle sobre a capacidade de concentração, no presente e nas tarefas. Em português é conhecido como “Atenção plena” e pode ajudar na busca por foco, qualidade nos relacionamentos interpessoais e por um desempenho melhor no trabalho. Por esse motivo, muitas empresas adotaram a técnica entre os funcionários. Para o professor, ter atenção com mais qualidade também interfere de forma positiva na regulamentação e dosagem das emoções e até no bem-estar fisiológico. “A qualidade da atenção vai melhorar o processo decisório e cognitivo, por exemplo. Ela também auxilia na regulação emocional, impedindo que a pessoa afete o seu bem-estar por uma raiva ou por uma mágoa”, ressalta. De acordo com Calia, o Mindfulness tem sido muito explorado em estudos e pesquisas com comprovações científicas de seus benefícios. Calia afirma que somente em 2017 foram realizadas mais de 600 pesquisas acadêmicas sobre a técnica.

Dinâmicas

No evento, o professor oferecerá uma prática de meditação por meio da respiração. O intuito da dinâmica é fazer com que a pessoa observe como funciona a atenção e a mente dela, proporcionando o que é chamado de meta atenção. “A dinâmica também pode trazer questões sobre os propósitos e os valores profissionais”, diz. A palestra Mindfulness acontece no dia 21 de julho das 11h às 12h30, no campus da Esalq. Quer conhecer melhor a técnica Mindfulness e seus benefícios? Participe do evento SIM. Inscrições aqui. Gostou do tema? O Next tem mais dicas de como meditar no trabalho reduz estresse e aumenta a produtividade. https://blog.mbauspesalq.com/meditar-no-trabalho-reduz-estresse-e-aumenta-produtividade/  

Autor (a)

Compartilhar