back to top

Como o coaching pode ajudar a melhorar sua carreira

Avançar na carreira e ser reconhecido no mercado é meta da maioria dos profissionais. E o coaching pode ajudar nessa trajetória, já que se trata de um conjunto de práticas para desenvolver competências, inclusive emocionais, que auxiliam na construção da carreira que se quer. “O coaching envolve foco, treino e superação e isso pode ser aplicado a diversas áreas, inclusive profissional. Você treina seu foco para melhorar seu desempenho”, explica Melissa Oliver, coach de carreiras e liderança. Ela explica que esse processo é mais requisitado por quem está em fase de transição de carreira, porém, é válido para todos os profissionais – dos que não estão satisfeitos com a profissão aos que pretendem ser promovidos no emprego atual. O coaching envolve exercícios de autoconhecimento para identificar como é o processo de tomada de decisão do profissional, como suas crenças o limitam, qual seu perfil, sempre com foco nos aspectos positivos, fortalecendo o que o leva para frente. “É também um processo de autoconhecimento e, com isso, as respostas vão naturalmente surgindo”, afirma Melissa.

Questione-se

Investir em autoconhecimento é uma das dicas da coaching para quem busca avanços na carreira. “Pare e avalie se você está satisfeito com o que faz. Pergunte-se como contribui com a empresa e em que ela contribui com a sua vida hoje. Você está satisfeito com seu desempenho? O que você tem feito dá sentido para a sua vida? Quais são suas perspectivas de futuro? Essas são algumas perguntas-chave para ver se sua carreira está ou não indo para um lugar saudável”, diz Melissa. Ela aponta que muitas vezes a baixa produtividade no trabalho tem a ver com a baixa expectativa do profissional.

Novo cargo

A reflexão sobre o que se deseja para o futuro também pode ajudar muito a conquistar uma promoção profissional. Respostas para perguntas como onde você se vê na empresa no futuro e quais seus potenciais também estão relacionados ao sucesso profissional. “Com um mapeamento é possível analisar quais contribuições fazem o profissional ser visto hoje e o que se pode, diante de conhecimentos técnicos e emocionais, se desenvolver mais”, afirma a coach. Ela cita que mesmo um profissional introspectivo pode assumir um cargo de chefia e liderança com sucesso. Para isso, é claro, precisará estimular habilidades ligadas ao relacionamento interpessoal, por exemplo. “O coach ajuda nesse processo. Você consegue avaliar o que é necessário para o cargo que deseja e o que precisa desenvolver de habilidades. E é preciso colocar prazo nos sonhos, porque aí eles viram metas.” Ainda está com dúvidas como o coaching pode ajudar a sua carreira? Descubra os 5 motivos para investir em coaching.

Autor (a)

Compartilhar