Muitas vezes, somos chamados a lidar com responsabilidades além de nossa formação, como aconteceu com Eliane Melo. Ela trabalhava em projetos estratégicos e complexos, gerenciando stakeholders e indicadores de performance, e sentia a necessidade de uma formação sólida e estruturada para alavancar sua carreira na gestão de projetos.
O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq foi a decisão certa para ela, que hoje é Embaixadora do curso. Vamos entender como essa pós-graduação ajudou Eliane a se reinventar, a superar desafios, e consolidar uma nova fase de sua carreira.

O desafio de conduzir projetos estratégicos sem a formação adequada
Eliane enfrentava desafios significativos em sua função de PMO (Project Management Office) de Comunicação em uma empresa de logística. Apesar de ser uma profissional experiente, ela não tinha a formação necessária em metodologias de gestão de projetos. Essa falta de embasamento a levou a buscar um curso que pudesse dar a ela a estrutura e as ferramentas para ser mais assertiva em seu trabalho.
“Um grande amigo que havia concluído o MBA sempre falava sobre o quanto o curso havia transformado sua carreira. E, somando todos os diferenciais – a credibilidade da instituição, o formato flexível e a oportunidade de aprendizado prático – não tive dúvidas de que esse MBA seria o caminho certo para alavancar minha carreira.”, conta.
Leia mais: Guia do gestor de projetos: como delegar tarefas com excelência
A experiência no MBA: desafios e aprendizados
Eliane começou a vivenciar a transformação no MBA logo nas primeiras aulas, ao se aprofundar em temas como gestão de pessoas, metodologias ágeis e como estruturar iniciativas complexas. Ela também ficou impressionada com a qualidade dos professores e a didática envolvente do programa.
“Acima de tudo, o show do intervalo, onde trocamos experiências, compartilhamos desafios e enxergamos diferentes formas de resolver problemas. Essa experiência ampliou minha visão de mundo e me fez crescer muito nos desafios da vida acadêmica”, destaca a Embaixadora do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq.
Leia mais: Estratégias de Gestão de Projetos segundo lições de O Jogo da Imitação
Conquistas profissionais e impacto do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq
O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq foi um divisor de águas na carreira de Eliane, levando-a a assumir desafios inéditos e transformadores. Um dos marcos mais significativos foi sua atuação na Alura, uma EdTech de renome, onde Eliane foi nomeada Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional e Comunicação Interna. “Foi um grande salto, pois envolvia responsabilidades completamente diferentes da minha trajetória anterior”, relata ela.
Neste novo cargo, Eliane enfrentou a tarefa de reestruturar todos os canais de comunicação interna e implantar um sistema de avaliação de desempenho estratégico e funcional para todas as diretorias da empresa.
“Esses desafios só puderam ser superados porque levei comigo a visão de gestão de projetos que o MBA USP/Esalq me proporcionou, aplicando metodologias que deram sustentação às mudanças institucionais e organizacionais que estavam em curso”, afirma Eliane.
Leia mais: Qual a importância de desenvolver um TCC em pleno 2025?
O impacto do Projeto Universo e o sucesso no TCC
Um dos projetos mais impactantes de sua trajetória foi o Projeto Universo, voltado para estagiários e jovens aprendizes na Alura. O programa já existia, mas Eliane foi responsável por reformulá-lo completamente. “O impacto foi muito significativo. Além de preparar os participantes para desempenharem melhor suas funções, conseguimos gerar resultados econômicos, sociais e produtivos para toda a cadeia”, comemora ela.
O sucesso deste projeto foi tão expressivo que Eliane decidiu usá-lo como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), evidenciando como programas de portas de entrada, quando bem estruturados, podem transformar realidades e contribuir de forma estratégica para o negócio.
Leia mais: Como avaliar a viabilidade fiscal de projetos: 7 técnicas e ferramentas
Grande virada na carreira: Consultora de Gente e Gestão na Suzano S/A
O MBA também foi um catalisador para sua transição para a Suzano S/A, Suzano S/A, uma multinacional 100% brasileira, e uma das maiores empresas do mundo no seu segmento, onde a ex-aluna conquistou o cargo de Consultora de Gente e Gestão.
“Quando mencionei que estava encerrando o MBA USP/Esalq, percebi que os olhos do gerente brilharam. Ali começamos a conversar num nível mais técnico sobre como a área de Recursos Humanos, associada à Gestão de Projetos, se tornaria mais estratégica, ágil e funcional”, conta.
Hoje, ela descreve sua nova função com orgulho: “Agora, tomo decisões mais analíticas e estruturo projetos com foco em resultados mensuráveis. O MBA me ajudou a fortalecer minha visão de futuro, meu senso crítico e minha capacidade de influenciar lideranças de forma construtiva”.
Leia mais: 7 estratégias para engajar stakeholders em projetos
Como o MBA transformou a visão de Eliane: liderança, inovação e estratégia
Essa pós-graduação em Gestão de Projetos não só a preparou para o mercado de trabalho com as ferramentas para uma gestão eficaz, mas também ajudou Eliane a construir um propósito claro. “Hoje, tenho mais clareza sobre meu propósito de transformar ambientes de trabalho em espaços saudáveis, produtivos e inclusivos”, finaliza ela.
O MBA em Gestão de Projetos da USP/Esalq deu-lhe a confiança para liderar grandes projetos e impulsionar sua carreira. Se você busca uma transformação profissional como a de Eliane, este MBA pode ser o primeiro passo para alcançar seus objetivos.
Quer transformar sua carreira? Saiba mais sobre o MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq e comece sua jornada de sucesso agora mesmo.
Você também pode gostar desses conteúdos:

