back to top

Empresas brasileiras e ESG: a nova prioridade para um futuro sustentável

O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) ganhou relevância no mundo corporativo global e as empresas brasileiras não estão ficando para trás. 

Nesta matéria, vamos conferir a adesão das estratégias sustentáveis que as empresas brasileiras estão utilizando no cenário atual. 

O cenário brasileiro na sustentabilidade

Segundo uma pesquisa recente, 51% das empresas no Brasil já adotaram uma estratégia formal de sustentabilidade.

Também foi destacado que 64% das empresas priorizam ESG na estratégia da companhia. Para 20% das empresas, a agenda está entre as três principais prioridades e para 6%, é a prioridade máxima.

As empresas nacionais, de todos os portes e setores, estão enxergando o valor estratégico de adotar políticas sustentáveis. Isso não só melhora a imagem da empresa, mas também atende a uma demanda crescente do mercado e dos consumidores por práticas responsáveis.  

Clientes e investidores, cada vez mais, esperam transparência e compromisso em relação aos impactos ambientais e sociais das empresas com as quais se relacionam. 

Desafios e oportunidades do ESG

A pesquisa também aponta desafios e oportunidades que ainda existem para empresas que buscam implementar práticas ESG robustas. Entre eles estão: 

  • Necessidade de maior clareza regulatória; 
  • Pressão por inovação tecnológica sustentável; 
  • Adaptação da cultura organizacional para que ESG se torne um valor central. 

Além disso, a adoção das práticas pode representar uma vantagem competitiva importante para atrair investidores e novos talentos. 

ESG como pilar para o futuro dos negócios nacionais sustentáveis 

Neste cenário, o ESG não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma estratégia essencial para o sucesso a longo prazo. 

O avanço dessas práticas reforça a importância de políticas sustentáveis para enfrentar desafios locais e globais, incluindo mudanças climáticas, desigualdade social e transparência na governança.  

Para quem acompanha o mercado e busca soluções inovadoras, o avanço do ESG no Brasil é uma mudança positiva e necessária para o futuro dos negócios. 

Com o mercado demandando cada vez mais profissionais qualificados para liderar a transformação sustentável nas empresas, a necessidade de especialização em ESG é evidente.  

O MBA em ESG e Negócios Sustentáveis da USP/Esalq foi desenvolvido justamente para capacitar profissionais de diferentes áreas a impulsionarem a agenda de sustentabilidade, com as competências necessárias para promover impacto e inovação sustentável. 

Você também pode gostar desses conteúdos: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui