back to top

Engenheiros de dados na equipe: prepare sua empresa

Se você faz parte do time de ciência de dados, vai gostar de saber que o simples fato de ter engenheiros de dados na equipe pode trazer ótimos resultados.

Isso porque, como visto nos dois últimos anos, a pandemia acelerou o desenvolvimento das organizações e fez com que alguns processos e funções específicas se tornassem necessários para as empresas se manterem competitivas. Uma dessas funções é a do engenheiro de dados, que hoje é altamente requisitado.

Conversamos com Jeronymo Marcondes, professor do MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq, que esteve conosco em uma série de matérias, confirmando a importância da área e ajudando a entender mais sobre suas extensões.

Quem acompanha o Blog MBA USP/Esalq já sabe que o cenário em que a engenharia de dados se encontra é extremamente promissor, visto que o mundo está cada vez mais digital e a quantidade de dados gerados e analisados só aumenta.

Além disso, ter engenharia de dados no currículo só agrega na vida profissional. Hoje, o mercado de ciência de dados não para de crescer, e quanto antes você se especializar na área, mais rápido estará entre os melhores.

Vale ressaltar que as mudanças não esperam o seu momento certo, por isso pensar em investir na sua carreira é uma tarefa para o hoje. Com uma pós-graduação como o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq, você pode trilhar um caminho de sucessos e de desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se hoje mesmo!

Leia mais: Conheça o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq

Urgência no mercado

Segundo uma pesquisa divulgada pela Intera, HR Tech de recrutamento digital, houve, só no primeiro semestre do último ano, um crescimento de 485% na abertura de vagas relacionadas à inteligência de dados.

Os cargos variam entre analistas de dados, cientistas e, como falaremos mais abaixo, os engenheiros de dados.

Por que ter engenheiros de dados na equipe?

Marcondes reforça o papel fundamental dos engenheiros de dados e os motivos pelos quais vale a pena tê-los na equipe: “Basicamente, os engenheiros de dados realizam os processos de extração, transformação e carga de dados (ETL).”

O ETL, então, trata da integração de dados nessas três etapas (extração, transformação e carregamento) e são usados para combinar e preparar dados de quaisquer fontes.

Com o ETL, as empresas podem agir de maneira imediata, baseadas nos dados coletados por streaming data e analisados em tempo real.

Leia mais: Data Science descomplicado: 5 motivos para você começar hoje

mão clicando em algo que parece ser uma inteligência artificial cheia de dados, o que é mais uma função dos engenheiros de dados na equipe.
O maior benefício de ter engenheiros de dados na equipe é obter dados tratados e analisados de forma a conseguir tomar as melhores decisões diante de anormalidades.

“O engenheiro de dados é o profissional que irá garantir que os dados necessários para os cientistas de dados cheguem prontos para serem utilizados, o que é uma função essencial dentro do processo”, explica Marcondes.

Se você quer acompanhar as demandas do mercado e fazer parte dos profissionais mais requisitados, o momento para alavancar sua carreira é agora! Conheça o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq e seja um dos engenheiros de dados na equipe!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar