O MBA em Gestão de Pessoas influencia equipes de alta performance e auxilia no processo desafiador que é a gestão e a liderança de times. Isso porque os desafios estão cada vez mais constantes e menos previsíveis.
E nada melhor do que alguém de dentro para ensinar, né? Talita Cordeiro é professora do MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq e defende a importância da pós-graduação para quem já se encontra em uma posição de liderança ou quer trilhar o caminho para se tornar líder.
Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq
Propósito
Talita introduz o assunto explicando a relação do propósito com as equipes de alta performance, dois temas que caminham juntos quando falamos da Gestão de Pessoas.
“Propósito e equipes de alta performance têm tudo a ver. Ter um propósito pode direcionar equipes rumo à alta performance, pois dá energia, orienta, leva todos na mesma direção e dá um senso de unidade e direcionamento ao time. Esse é um ponto fundamental de uma equipe de alta performance – ter um objetivo comum compartilhado.”
A professora explica a importância dessa relação: “Quando existe propósito compartilhado entre os membros do time, há também mais energia e engajamento para que os resultados sejam alcançados.”
E, quando falamos de engajamento, estamos falando de pessoas que têm envolvimento emocional com a organização, o time e o propósito. “Esse envolvimento emocional leva ao esforço discricionário, que é parte fundamental do engajamento e envolve a ação de ‘dar algo a mais’, ou seja, ir além do que é esperado e dar o melhor no trabalho – algo totalmente relacionado ao propósito pessoal e estar alinhado ao propósito do time.”
Desafios da Gestão de Pessoas em equipes de alta performance
Falando em desafios, Talita menciona a pirâmide de Lencioni, que é apresentada em um livro utilizado no MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq.
“A pirâmide envolve gerar confiança, segurança psicológica, garantir o comprometimento das pessoas, garantir que todos se responsabilizem pelo trabalho – o que chamamos de accountability, ou, em tradução, prestação de contas – e ter conflitos produtivos. Todos esses elementos formam os desafios dessas equipes e são fundamentais para gerar alta performance.”
Leia mais: Como formar líderes nas empresas
O peso da pós-graduação em Gestão de Pessoas
E, para te convencer de vez a fazer parte da próxima turma do MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq, a professora comenta alguns conteúdos das aulas e como eles são fundamentais para a formação de gestores.
“No MBA temos aulas específicas e focadas em equipes de alta performance, e falamos sobre engajamento, gestão, além de contarmos com um módulo comportamental, que apoia essas questões e ajuda o aluno do MBA USP/Esalq a ter em mãos recursos e ferramentas referenciais e conceituais, e, assim, gerenciar seu time de maneira efetiva para alcançar a alta performance”, explica Talita.
MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq
O MBA USP/Esalq vai além das habilidades técnicas e conteúdos atuais e aplicáveis ao dia a dia, desenvolvendo capacidades sociais, emocionais e de negócios, que fazem a diferença no mercado de trabalho e na vida do profissional.
Para a professora, “a própria aula de gestão de equipes de alta performance é um exemplo de conteúdo que auxilia na Gestão de Pessoas, mas também existem livros que tratam do assunto, como Os 5 desafios das equipes, de Patrick Lecioni.”
“Outro diferencial está nas discussões sobre gestão de conflito, os diferentes tipos de comunicação e a aplicação de feedbacks. Em suma, são várias aulas que contam com ferramentas e instrumentos que ajudam os profissionais a atuarem melhor como membros de equipes e líderes rumo à alta performance”, finaliza Talita.
Entendeu como o MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq pode fazer a diferença na criação de equipes de alta performance? Aproveite essa oportunidade de aprender com os melhores e entre de vez no mundo da gestão!
Você também pode gostar desses conteúdos:
- Janela de Johari: técnica de autoconhecimento com feedbacks
- Janela de Johari e propósito de vida: conheça essa relação
- O que as empresas que utilizam a Janela de Johari podem te ensinar
- Como saber se estou preparado para o cargo de liderança?
- Por que ter um propósito pode te fazer mais feliz no trabalho?