Antes de pensar em Natal e ano novo, os negócios estão voltados para outros dois eventos que mobilizam lojistas de todo o mundo: Black Friday e Cyber Monday.
Isso porque as lojas (tanto físicas quanto digitais) aproveitam essas datas para atrair um número significativo de clientes por meio de ofertas e campanhas promocionais. Segundo o relatório Neotrust, referência em informações no ramo de varejo, os e-commerces faturaram, em 2020, aproximadamente R$ 7,8 bilhões no período entre a véspera da Black Friday e a Cyber Monday. Um crescimento expressivo de 27,7% em relação a 2019.
Quem fala mais sobre esses fenômenos que já compõem o fim de ano dos brasileiros é Ana Paula Macitelli, professora do MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq. Ela explica a diferença entre as duas datas, sua relevância para os negócios, dá dicas de como aplicar na sua marca e muito mais! Vem ver!
Black Friday X Cyber Monday
Antes de aprofundarmos no assunto, é preciso entender as diferenças entre a Black Friday e Cyber Monday. Ana explica:
“A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, em Nova York, para alavancar as vendas do varejo pós-feriado de Ação de Graças, para fazer com que os negócios ‘saíssem do vermelho’ e fossem para o ‘preto’. Com o passar do tempo se tornou uma data importante para o varejo em todo o mundo.”
Segundo a professora, embora a Black Friday fosse voltada ao varejo físico, com o tempo ela também passou a contemplar o e-commerce, até se tornar o que conhecemos hoje.
Quanto à “segunda cibernética”, de acordo com Ana, “a Cyber Monday se originou em 2005 e se difere da Black Friday por focar apenas em canais digitais com ênfase em produtos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, smartphones e computadores.”
Leia mais: Conheça o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq
Importância para os negócios
Quando pensamos em Black Friday e Cyber Monday já fazemos a ligação com o sucesso mundial das datas. Afinal, é normal encontrar famílias que aguardam esses dois eventos para realizar compras pessoais ou mesmo garantir os presentes de fim de ano. Ana explica a importância das datas na visão dos clientes e dos varejistas.
“Para o consumidor, funcionam como datas para realizar compras planejadas visando um preço mais acessível e compras de itens aspiracionais que estejam mais acessíveis. Para o varejo, é a oportunidade de aumentar o ticket médio, baixar estoques e atrair mais clientes.”
E se a Black Friday e Cyber Monday são tão efetivas, fica o questionamento…
É possível utilizar esses eventos para atração e fidelização de clientes?
De acordo com a professora, “Sim é possível. Porém é importante lembrar que, em ambos os casos, a empresa deve ser transparente em sua precificação e apresentar promoções que realmente sejam exclusivas e de alto impacto. Quanto à fidelização, as empresas que realmente conhecem seus clientes possuem a oportunidade de oferecer vantagens customizadas, de forma que sejam únicas para cada cliente.”
Black Friday e Cyber Monday durante todo o ano
Ana explica que, embora os eventos sejam sazonais e pontuais, eles são essenciais para atração de novos consumidores e daqueles que já fazem parte do calendário anual de vendas. É importante adequar as demais ações e precificações durante o ano pensando na Black Friday e Cyber Monday. E, quando as datas chegarem, participar. “Estar de fora pode ser muito prejudicial”, aponta a professora.
“Para que as datas influenciem positivamente nos negócios é importante que a empresa conheça os seus clientes e, a partir desse entendimento, realize um planejamento de produtos para que eles estejam disponíveis e não haja rupturas e falta de criatividade para o desenho de ofertas atrativas.”
Leia mais: 6 temas de Varejo para você aprender antes do próximo ano
Cases de sucesso
E em meio a tantas empresas e negócios dos mais variados, é um desafio se destacar no mercado e cair nas graças dos clientes. Segundo a professora, “no Brasil, de acordo com a Rock Content, as melhores Campanhas de Black Friday em 2020 foram:
- Magazine Luiza
- Dafiti
- Lojas Americanas
- Ricardo Eletro
- Netshoes
- Extra
- Amazon”
O que será que faz a diferença?
Bônus: como aplicar a Black Friday e Cyber Monday nos negócios
Embora pareça muito difícil chegar no nível das grandes empresas, fique sabendo que não é impossível. O primeiro passo é alinhar suas estratégias e objetivos e escolher com sabedoria como proceder. A professora dá algumas dicas:
- Crie expectativas para a data
- Conheça muito bem seus clientes
- Estruture bem e organize a estratégia de ofertas e descontos oferecidos
- Invista sem medo em um conteúdo específico
- Busque automatizar sua comunicação de marketing
- Foque na data, mas com o pensamento na fidelização de seus clientes no futuro
Dessa forma, você vai poder usufruir da Black Friday e Cyber Monday e vender o ano todo. Gostou dessa matéria? Então aproveite e se inscreva hoje mesmo no MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq para aprender muito mais!
Você também pode gostar desses conteúdos: