back to top

Profissionais de Gestão de Negócios saem na frente! Seja um deles!

Os profissionais de Gestão de Negócios precisam estar em constante renovação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. Afinal, eles são muito valorizados no mercado, especialmente os que apresentam uma visão completa do mundo corporativo e tudo que o influencia.

E nada melhor do que alguém com muita experiência na área para explicar mais sobre o mercado para os profissionais de Gestão de Negócios. Carlos Eduardo de Freitas Vian é professor do MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq e conversou com o Blog MBA USP/Esalq sobre as tendências para o setor. Confira nossa entrevista abaixo!

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq

Por que a Gestão de Negócios é tão importante nos dias de hoje?

“Uma Gestão de Negócios bem feita pode ser a diferença entre ter rentabilidade, retorno, e ter que ‘fechar as portas’. A gestão é algo que demanda uma série de habilidades de quem está exercendo a função, porque precisa saber agir com pessoas, entender o mercado, avaliar a parte financeira e, muitas vezes, ter o entendimento da gestão de custos e da gestão produtiva. Tanto que, dependendo do porte da empresa, cada uma dessas categorias possui uma pessoa responsável, mas em negócios pequenos e médios, muitas vezes, o desafio é que uma mesma pessoa tenha que realizar várias atividades, exercendo uma série de habilidades diferentes.”

Quais os impactos do MBA em Gestão de Negócios na vida do profissional?

“Nós estamos em um momento de aceleração e inovações tecnológicas, cheio de mudanças e desafios, e isso exige, por parte dos gestores, uma preparação e conhecimento sobre novas tecnologias e ferramentas, que são proporcionadas no curso de MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq. Algo como o MBA, que dá uma boa preparação para várias dessas áreas, é bastante relevante no mercado e muito importante para ter sucesso nos negócios.”.

Quais os diferenciais do profissional de Gestão de Negócios?

“Um profissional em Gestão de Negócios tem uma visão plural das várias áreas. Isso significa que, ao conhecer e desenvolver minimamente várias habilidades, cria-se um diferencial quando comparado a outros profissionais que têm apenas visão de um aspecto específico. Hoje, eu diria que é mais relevante ter um profissional de Gestão de Negócios no mercado do que alguém que é conhecedor de alguma área específica.”

“Vale ressaltar que essa escolha depende do que a pessoa deseja pro seu entendimento. Para alguém que quer avançar na carreira e atuar em uma posição mais dinâmica nas várias áreas de uma empresa, eu aconselho o MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq.”

Em quais áreas o profissional de Gestão de Negócios pode atuar?

“De maneira resumida, o profissional de Gestão de Negócios pode atuar em:

  • Vendas
  • Gestão de Pessoas
  • Área estratégica
  • Área de gestão relacionada a processos produtivos
  • Logística
  • Entre outras.

Dessa forma, esse profissional pode atuar em várias áreas dentro de uma empresa, tendo um conhecimento mínimo de cada uma delas e podendo, mais à frente e com um esforço adicional, se aprofundar em alguma dessas áreas.”

Leia mais: Como é o mercado de trabalho para gestão de negócios

Na sua opinião, como o MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq pode complementar a vida dos profissionais da área?

“O principal diferencial do MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq é essa visão holística das várias áreas da empresa e a possibilidade de desenvolver, como trabalho de conclusão de curso (TCC), um projeto ou pesquisa voltados ao dia a dia empresarial, o que podemos chamar de ‘cereja do bolo’. Isso porque a necessidade de realizar um TCC bem feito, com orientação, desenvolve no profissional uma série de habilidades que, de outra forma, talvez não seriam desenvolvidas.”

E com relação às ferramentas e metodologias aplicadas no MBA?

“Eu acho que esse é o grande aspecto: conciliar uma visão holística de mercado com a visão das várias áreas da empresa e poder utilizar ferramentas como metodologias, da parte quantitativa, estatística, de análise financeira e de negócios, de pesquisa de mercado entre outras, para desenvolver um trabalho efetivo, aplicado e que possa ser utilizado no dia a dia para implementar um projeto, resolver um problema existente e assim ‘criar’ uma nova empresa. Esse é o maior diferencial do nosso curso.”

Depois dessa entrevista, não restam mais dúvidas, né? O MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq é a melhor escolha e você pode começar ainda este ano. Inscreva-se hoje mesmo e saia na frente no mercado de trabalho!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar