back to top

O certificado do MBA USP/Esalq tem validade internacional?

Se você está se perguntando se o certificado do MBA USP/Esalq tem validade internacional, saiba que hoje nós vamos conversar sobre esse assunto aqui no Blog MBA USP/Esalq. Brasileiros que moram no exterior, alunos estrangeiros ou até quem mora no Brasil, mas quer buscar uma carreira em outro país, podem aproveitar essas informações!

Antes de mais nada, precisamos te contar algumas características do certificado que você recebe após a conclusão do MBA USP/Esalq. Ele é emitido pela Universidade de São Paulo (USP) em português e é, exclusivamente em formato físico, em papel moeda. Ou seja, não há uma versão digital desse documento, tá?

Todos esses detalhes são exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e comprovam a seriedade da instituição, assegurando aos alunos um certificado de reconhecimento nacional e a possibilidade de validação internacional.

Consulta prévia

Para ter certeza de que o certificado do MBA USP/Esalq tem validade internacional (e iniciar o processo de validação), é preciso ter em mente que ele é emitido apenas para quem foi aprovado no curso (até aí, sem novidades, né?) e é referente à pós-graduação Lato sensu, a nível de especialização. Isso quer dizer que ele não equivale a um título de mestre ou doutor, que são focados em pesquisa e na academia e considerados Stricto sensu.

Com essas informações em mãos, cabe ao aluno consultar a universidade do país de destino e verificar a equivalência e aproveitamento do título.

Reconhecimento da assinatura

Agora sim, vamos ao primeiro passo para assegurar que o certificado do MBA USP/Esalq tenha validade internacional, que é o reconhecimento da assinatura mecânica em tinta azul, que está no verso do documento, em um dos cartórios indicados pela USP.

São três possibilidades de cartórios que fazem o reconhecimento dessa assinatura mecânica e eles ficam em São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Você pode conferir os endereços e outras informações aqui.

Se o aluno já estiver no exterior, essa etapa pode ser realizada por algum familiar ou amigo que esteja no Brasil.

Intenção de uso do certificado no exterior

Os próximos passos dependem da intenção de uso do certificado no exterior. Confira as duas possibilidades mais comuns:

  • Se a intenção é utilizar o certificado para continuidade dos estudos, é necessário verificar com a universidade de destino os protocolos a serem seguidos. Em alguns casos será necessário traduzir o documento, apresentar o histórico escolar e/ou encaminhar comprovantes por meio de plataforma digital.
  • Se a intenção é utilizá-lo para fins profissionais e de trabalho, o país de destino pode solicitar a legalização pelo consulado do país no Brasil ou o apostilamento dos documentos, para os países signatários da Apostila de Haia.

Independentemente da intenção de uso do certificado no exterior e dos procedimentos exigidos, a equipe da secretaria do MBA USP/Esalq está à disposição dos alunos para orientá-los nesse processo de validação dos documentos no exterior.

Você ainda tem alguma dúvida sobre esse processo de atestar que o certificado do MBA USP/Esalq tem validade internacional? Deixe suas perguntas e considerações nos comentários 😊

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar