Tendências para a vida fitness: um novo mundo de descobertas

Com os setores de saúde e bem-estar em alta nos últimos anos, as tendências para a vida fitness também se desenvolveram significativamente. Costumes antigos e modelos de academia estão sendo remoldados diariamente, à medida em que cada vez mais pessoas buscam encontrar satisfação e significado de vida no exercício físico.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a indústria fitness já movimentava mais de 2 bilhões em faturamento no Brasil mesmo antes da pandemia da Covid-19, e esse número continua crescendo exponencialmente com o aumento da necessidade de inserção da vida fitness no dia a dia.

Se nem mesmo uma pandemia é capaz de parar esse crescimento, um futuro otimista aguarda tanto os donos de academia e empreendedores do mundo fitness quanto as pessoas que incorporaram o exercício físico como parte essencial de suas vidas. Confira abaixo cinco tendências da vida fitness que já são realidade hoje!

Os coquetéis de fitness e o poder da escolha

Calma! Não estamos falando de pós-treinos pesados ou mesmo daquelas porções desregradas de comida que muitos chamam de recompensa pelo treino realizado. Os coquetéis de fitness carregam algo muito mais recompensador, que é a oportunidade de captar a motivação das pessoas.

Aqui, nos referimos ao novo modelo das academias que vem fazendo sucesso nos últimos anos. Mais do que apenas uma sessão de musculação aos alunos, esta técnica apresenta uma nova gama de aulas e variedades de exercícios físicos para todos os gostos. São as chamadas aulas mistas, que podem incluir dança, treinos hit, lutas, crossfit, natação, bicicleta e até treinos de hipertrofia.

Neste modelo de academia é comum que o aluno migre de uma aula para outra, da maneira que achar melhor e condizer com sua vontade, e esse poder de escolha é uma ferramenta valiosa para as academias.

Com amplas opções para o consumidor, tanto em termos de locais para se exercitar quanto em programação, os coquetéis de fitness trazem alunos participando de várias aulas consecutivas.

As duas gerações maiores de idade mais recentes (os millennials e a geração Z) gostam de ter escolha. Portanto, as academias precisam proporcionar uma experiência atraente para os fazer voltar para treinar mais vezes.

Isso nos leva à próxima tendência da vida fitness…

As novas gerações são o novo público-alvo

Em 2020, a geração Z atingiu a maioridade e já compõe o topo da cadeia alimentar do fitness. Mas a geração Y (os millennials) não ficam muito atrás.

Segundo a pesquisa global do consumidor de fitness 2019 Les Mills, as duas gerações representam, juntas, atualmente, 80% do mercado do mundo fitness. A pesquisa também mostra que a mudança causada pelas gerações está acontecendo muito mais rápido do que previam os especialistas.

O antigo cenário composto pelos baby boomers e a geração X começa a dar espaço para a geração ativa. Dessa forma, surge o desafio de agregar essa nova geração, que possui gostos diferentes de seus antecessores, refletidos nos treinos em grupo e integração com a tecnologia e sua aplicação no cotidiano. Cabe às academias encantar esse grupo por meio de ofertas e serviços diferenciados.

A importância dos espaços sociais na vida fitness

Outra tendência que caminha junto à cultura da nova geração é a essencialidade da academia como espaço social. Os jovens buscam mais que a satisfação por meio dos exercícios, priorizando o contato com outras pessoas que também possuem os mesmos objetivos. Assim, as academias deixaram de ser uma experiência individual e passaram a ser um meio coletivo de interação e sociabilidade.

“O que nossas descobertas mostram é que realmente somos animais sociais quando o assunto é treinar”, aponta Bryce Hastings, chefe de pesquisa da Les Mills e que conduziu uma pesquisa para entender o motivo dos exercícios em grupo proporcionarem maior motivação e satisfação aos participantes. “Quando você maximiza o efeito de grupo, mais vemos aumento no prazer, na satisfação e no esforço de uma pessoa”, relata Bryce.

A vida fitness além da academia

A pandemia trouxe inúmeras mudanças às nossas vidas, e algumas delas permanecerão daqui pra frente. É o caso da vida fitness sob demanda, que a princípio parece irreal, mas se mostrou viável principalmente nos últimos dois anos. O consumo por conteúdos voltados às práticas de exercícios físicos e vida saudável aumentaram consideravelmente, tornando-se uma alternativa para personal trainers encontrarem uma fonte de renda nesse período, assim como para as academias manterem contato com os alunos e contornarem os prejuízos.

Embora haja a preocupação de que a vida fitness sob demanda reduza o número de matrículas tradicionais nas academias, a verdade é que essa novidade trouxe mudanças positivas. Os obstáculos que antes impediam as pessoas de se matricularem em academias e buscarem cuidar do corpo foram derrubados, uma vez que a tecnologia auxiliou e resolveu questões como falta de incentivo, conveniência e falta de tempo.

Com o bom uso dessas tecnologias, as academias que conseguirem mesclar os mundos físico e digital já podem enxergar um futuro promissor para os negócios.

O exercício físico como propósito social

Se prezar pela vida saudável e social é um dos focos da nova geração, ter como ideal um mundo melhor também é um deles. Por isso, é indispensável que as academias expressem essa preocupação, focando em influenciar seus alunos e mostrando ser um agente transformador no meio estabelecido, com postura autêntica e de comprometimento.

Chris Rae, sócio da Les Mills, aponta a importância disso. “Durante muito tempo, as empresas acharam que a responsabilidade social e o desenvolvimento não eram o trabalho deles. Procuramos filantropos individuais ou governos para liderar projetos de ajuda”, explica.

“O que estamos vendo agora com a geração Y e a geração Z é que suas vidas não são apenas trabalhar para organizações com cheque de pagamento. Eles querem ver significado e responsabilidade entrincheirados nesses negócios e querem fazer parte de algo maior”, aponta Rae.

A analogia é corporativa, mas pode ser aplicada em vários contextos. Entender os aspectos da transformação cultural e as principais tendências da vida fitness é essencial para quem busca adaptação e desenvolvimento. Gostou do assunto? Compartilhe aprendizado com quem pode gostar do tema também!

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar