back to top

Conheça o MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq

Que tal conhecer um pouco mais o MBA em Gestão de Negócios? Você sabia que ele se difere de um curso voltado para gestão empresarial e vai muito mais além? Tudo isso e muito mais nesta matéria que preparamos para você. Conheça mais sobre o MBA USP/Esalq!

Primeiras impressões

O MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância). Até o início de 2020, o MBA em Gestão de Negócios também tinha turmas presenciais em Piracicaba/SP, mas, por orientação de distanciamento social, elas foram transformadas, por ora, em EAD também.

Para quem se destina

O público-alvo do MBA em Gestão de Negócios são profissionais da área administrativa que buscam atualização e ascensão nas organizações e autônomos que procuram entender melhor seu negócio, independentemente da área de atuação.

Pré-requisitos

Para se inscrever no MBA em Gestão de Negócios só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.

“O curso não é só para executivos, temos uma grande procura de autônomos, como médicos e advogados, por exemplo, além dos profissionais que já são da área administrativa e querem reciclar conceitos e evoluir na hierarquia da organização, visando cargos mais estratégicos. O público é muito heterogêneo”, explica Haroldo Torres, membro da coordenação do MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq.

Visão panorâmica e estratégica

O programa traz uma visão panorâmica da organização, com conceitos e fundamentação para construir uma base introdutória sólida para aplicação do conhecimento no dia a dia.

“A proposta do MBA em Gestão de Negócios é que os alunos não só entendam a dinâmica empresarial, mas também tenham uma visão mais estratégica de como agregar valor”, afirma o professor.

O conteúdo dinâmico das aulas auxilia no desenvolvimento dessa visão panorâmica e estratégica e proporciona a evolução da visão empresarial para a visão de negócios. “Negócio é a empresa que gera valor, essa é a diferença”, destaca.

Programa curricular

Para começar o MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são introdutórias e ajudam na construção de um panorama geral sobre o tema e os principais conceitos.

As aulas abrangem conteúdos relacionados a visão sistêmica das organizações, ferramentas da gestão e visão integrada. Os alunos vão aprender sobre conjuntura econômica, comportamento organizacional, economia, negócios internacionais, gestão tributária, governança corporativa, planejamento, estatística, ética, comunicação, inovação, marca, capital humano, custos e preço, riscos e matemática financeira.

Gestão de projetos, responsabilidade socioambiental, contabilidade e indicadores, direito empresarial, marketing e vendas, cadeia de suprimentos, TI e big data, orçamento e desenvolvimento de produtos também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aulas online e ao vivo

Os alunos do MBA em Gestão de Negócios podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, das 19h às 23h.

Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.

As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.

O futuro é agora

A automação dos processos e a inteligência artificial já nos dão uma ideia do que podemos esperar para os próximos anos: tecnologia de ponta, máquinas inteligentes e até algumas funções sendo extintas.

“Como se manter relevante com esse cenário em vista? A resposta está na capacidade exclusivamente humana de pensar criticamente. Essa habilidade nunca sai de moda e será o maior diferencial dentro das organizações”, enfatiza Torres.

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!

Inscreva-se no MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq. As aulas começam dia 29 de abril de 2021!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar