Muitas coisas mudam rapidamente no ambiente educacional. Por isso, cursar um MBA em Gestão Escolar te mantém atualizado e com capacidade técnica para se adequar às novidades. Quer saber mais? Confira o que selecionamos para você sobre o MBA USP/Esalq.
Primeiras impressões
O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância).
Para quem se destina
O programa do curso é direcionado a profissionais da área educacional, proporcionando formação para quem pretende atuar como coordenador ou diretor de escolas do nível básico ao superior, públicas ou privadas.
Pré-requisitos
Contudo, para se inscrever no MBA em Gestão Escolar só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.
“O curso não é restrito e pode ser cursado por profissionais de qualquer área, desde que tenham ensino superior completo. O MBA em Gestão Escolar forma especialistas a partir do aprofundamento de conhecimento nas diferentes áreas que compõem a gestão”, explica Rosebelly Nunes, coordenadora do MBA em Gestão Escolar USP/Esalq.
Multidisciplinaridade no ambiente de ensino
Entre os diferenciais do curso, a multidisciplinaridade se destaca no preparo dos profissionais capacitados para melhorar o desempenho das escolas.
“Quando falamos em MBA em Gestão Escolar precisamos entender que o ambiente de ensino engloba quatro pontos principais e que devem estar no radar dos gestores. São os aspectos educacional, financeiro, mercadológico e humano”, afirma a professora.
Por isso, o curso propõe o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva, com discussão de teorias, técnicas e instrumentos, assim como sua aplicação prática para aprimorar as relações em todas as esferas: entre alunos, professores, funcionários e pais e responsáveis.
Programa curricular
Para começar o MBA em Gestão Escolar USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são introdutórias e de fundamentos do direito à educação, que ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.
As aulas também abrangem conteúdos relacionados a políticas e gestão na educação, planejamento e práticas, liderança e gestão de pessoas, gestão do conhecimento na sociedade digital, projetos interdisciplinares e tópicos especiais.
Os alunos vão aprender sobre desigualdade na educação, base curricular, cultura escolar, coordenação pedagógica, conhecimento científico, gestão democrática e os sistemas de ensino, financiamento e recursos financeiros, legislação, PNE, PDE e PAR, avaliação institucional e da aprendizagem, projeto político-pedagógico, gestão de projetos, relações interpessoais, marketing, ética, motivação e gestão da qualidade.
Tecnologia da informação e comunicação, aprendizagem baseada em problemas, educação inclusiva, saúde escolar, neurociência, diversidade, bullying e responsabilidade social também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).
Aulas online e ao vivo
Os alunos do MBA em Gestão Escolar podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às sextas-feiras, das 19h às 23h.
Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.
As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.
O futuro é agora
O MBA em Gestão Escolar proporciona a vivência necessária para que o profissional desenvolva habilidades e competências para uma administração de excelência e abrangente.
“Com o curso, os profissionais terão condições de orientar as equipes escolares no planejamento, execução e avaliação de projetos que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, comenta Rosebelly.
E tudo isso sem deixar de lado as mais recentes adequações digitais, exigidas por um mundo cada vez mais dinâmico e incerto. Assim, o curso também prepara os profissionais com desenvolvimento de habilidades socioemocionais que oferecem equilíbrio para a tomada de decisões e no relacionamento com todas as partes envolvidas no processo educacional.
Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!
Inscreva-se no MBA em Gestão Escolar USP/Esalq. As aulas começam dia 30 de abril de 2021!