A evolução das relações comerciais exige profissionais mais qualificados e, sobretudo, atualizados. Por isso o MBA em Gestão de Vendas oferece uma nova perspectiva para quem já atua ou pretende desenvolver a carreira na área, facilitando a compreensão das demandas que surgem a partir de ambientes e clientes, e não mais na própria organização. Conheça o MBA USP/Esalq!
Primeiras impressões
O MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância).
Para quem se destina
O curso é voltado para profissionais do setor de Vendas que procuram conhecimento e atualização na área, ascensão na carreira, desenvolvimento de novas competências ou que vão assumir cargos de liderança. Empreendedores e profissionais de outras áreas que se relacionam com Vendas e queiram aprofundar conhecimentos também podem se beneficiar do conteúdo programático do curso.
Pré-requisitos
Para se inscrever no MBA em Gestão de Vendas só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.
“Isso porque a Gestão de Vendas pode ser muito abrangente e acolhe profissionais de várias áreas e setores correlatos. No fim do curso, os alunos estão aptos a gerenciar atividades comerciais, aplicar habilidades de gestão e implementar novas estratégias de negócios”, explica o professor Francisco Alvarez, que integra a equipe de coordenação do MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq.
Modelo conceitual aplicável
O MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq é um curso com abordagem estruturada em um modelo conceitual aplicável. “Dessa forma, as aulas abordam temas atuais e relevantes do universo de Vendas e proporcionam não só o entendimento de novos conceitos como orientam a aplicação à realidade dos negócios”, comenta Alvarez.
“O objetivo do curso é apresentar e discutir o papel da força de vendas nos novos ambientes e realidades, abordando os fatores que impactam os novos modelos de vendas, bem como os modelos de gestão e os aspectos de formação da equipe e dos Key Account Managers (KAM)”, destaca o professor.
Programa curricular
Para começar o MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são de negociação e ambiente de negócios e ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.
As aulas também abrangem conteúdos relacionados a estratégias de vendas, integração com marketing, inteligência de mercado e Key Account Management. Os alunos vão aprender sobre ética e sustentabilidade, processos criativos e inovação, liderança e gestão de equipes, gestão tributária, matemática e gestão financeira, supply chain management, comunicação aplicada, técnicas de apresentação, impactos emocionais e análises estatísticas.
Negociação persuasiva e consultiva, e-commerce, modelos de remuneração e incentivo, definição de metas, indicadores, CRM, formação de preços e políticas comerciais, Big Data e inteligência artificial, segmentação, venda B2B e B2C e customer success também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).
Aulas online e ao vivo
Os alunos do MBA em Gestão de Vendas podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, das 19h às 23h.
Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.
As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.
O futuro é agora
O mercado de trabalho demanda compreensão de novas competências, especialmente dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Vendas. Visão críticas e integrada dos processos, por exemplo, é uma habilidade essencial para quem atua no setor, mas que também pode servir para quem trabalha em outras áreas.
“Novos perfis de vendedores e profissionais no geral podem ter mais sucesso em ambientes que exigem novos modelos e sistemas de trabalho, fundamentados em técnicas e na capacidade de resolução de problemas práticos”, especifica Alvarez.
Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!
Inscreva-se no MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq. As aulas começam dia 29 de abril de 2021!