Entender e acompanhar as constantes modificações no universo dos tributos é essencial para a qualquer empresa saudável. O MBA em Gestão Tributária é o melhor caminho para adquirir o conhecimento especializado e atualizado que você precisa. Confira mais informações sobre o curso e o MBA USP/Esalq!
Primeiras impressões
O MBA em Gestão Tributária USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância).
Para quem se destina
O curso é voltado para profissionais dos departamentos de Tributos, Controladoria, Jurídico, Financeiro, Contabilidade e Auditoria Interna de empresas industriais, mercantis, agrícolas e de prestação de serviços. Auditores externos, consultores tributários e fiscais, advogados e profissionais liberais ligados à consultoria tributária para empresas ou com atribuições funcionais que são direta ou indiretamente relacionadas com as obrigações fiscais também podem se beneficiar do conteúdo programático do curso.
Pré-requisitos
Para se inscrever no MBA em Gestão Tributária só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.
“Mesmo sem a obrigatoriedade de qualquer técnica ou habilidade prévia, o MBA em Gestão Tributária é muito procurado por profissionais formados em Direito, Contabilidade, Economia, Administração e Engenharia”, explica Humberto Bonavides Borges, que integra a equipe de coordenação do MBA em Gestão Tributária USP/Esalq.
Desenvolvimento técnico-funcional
O MBA em Gestão Tributária USP/Esalq é um curso que contribui de forma eficaz com o processo de desenvolvimento técnico-funcional. “Por isso é altamente recomendado aos profissionais responsáveis pelos altos índices de produtividade no desempenho de tarefas e atribuições próprias ao gerenciamento das obrigações tributárias, decorrentes das atividades econômicas realizadas pelas organizações”, comenta Borges.
A estrutura do curso foi desenhada para atender às exigências das tarefas profissionais de planejamento, coordenação e controle tributário. Assim, as aulas oferecem o contexto adequado e favorável para análise e discussão de questões fiscais que nascem dos negócios empresariais.
“Por consequência, os alunos do MBA em Gestão Tributária garantem conhecimento integral do processo de racionalização dos procedimentos contábeis e fiscais, assim como jurídico-tributários, que devem ser aplicados aos contratos e que estão tipificados no ordenamento normativo”, destaca o professor.
Programa curricular
Para começar o MBA em Gestão Tributária USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são de fundamentos de gestão e ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.
As aulas também abrangem conteúdos relacionados a gestão especializada de tributos, gestão estratégica de tributos e tributação e a nova economia. Os alunos vão aprender sobre contabilidade aplicada, direito aplicado e contratos, matemática financeira, custos e formação de preço, governança corporativa e gestão de tributos como IPI, ICMS, ISS entre outros.
Planejamento tributário de empresas, reorganizações societárias, economia digital, micro e pequenas empresas e tributação no agronegócio também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).
Aulas online e ao vivo
Os alunos do MBA em Gestão Tributária podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, das 19h às 23h.
Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.
As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.
O futuro é agora
No decorrer dos próximos anos, as organizações empresariais exigirão cada vez mais que os gestores de suas obrigações tributárias alcancem um elevado grau de habilidade e destreza, no que diz respeito à efetiva observância e, sobretudo, aplicação, do conjunto de diretrizes, valores e práticas de gestão do ônus fiscal.
“E isso só é possível a partir da interatividade do departamento ou divisão de tributos com os demais departamentos e divisões, objetivando a obtenção de um alto índice de produtividade, legitimidade, consistência e moralidade no desempenho das tarefas de planejar, coordenar, controlar e revisar os procedimentos tributários aplicáveis nas operações empresariais, negócios mercantis e prestações de serviços”, especifica Borges.
“Por isso é relevante alinhar os conhecimentos técnicos com princípios de eticidade, legitimidade, transparência e consistência no mundo dos negócios. E tudo isso os alunos encontram no MBA em Gestão Tributária USP/Esalq.”
Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!
Inscreva-se no MBA em Gestão Tributária USP/Esalq. As aulas começam dia 6 de maio de 2021!