Quem trabalha com Gestão de Projetos já sabe da importância das certificações PMP ® / CAPM ® e está de olho nas mudanças realizadas pelo PMI ® (Project Management Institute) nas provas, válidas a partir de janeiro de 2021.
João Carlos Boyadjian, professor do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq e do curso Preparatório PMP ® / CAPM ®, da Plataforma Solution, explica com detalhes as alterações que entrarão em vigor.
Se você quer saber mais sobre o assunto e o processo para obter as certificações PMP ® / CAPM ® que permaneceu até agora, confira o que vai rolar em breve.
Cenário
Para quem ainda tem dúvidas, Boyadjian destaca que o certificado PMP ® (Project Management Professional) é mais voltado para o gestor de projetos, enquanto o CAPM ® (Certified Associate in Project Management) engloba os profissionais que precisam do conhecimento das boas práticas de gerenciamento de projetos para desempenharem funções ao lado dos gestores.
O universo da Gestão de Projetos exige profissionais qualificados, por isso as certificações PMP ® / CAPM ® garantem titularidade de validade mundial para diferenciar no mercado de trabalho quem apresenta conhecimentos e experiências exigidos.
“Além disso, o certificado proporciona flexibilidade para o profissional de gerenciamento de projetos, que não fica engessado em uma única metodologia aplicada em uma área específica. Ele pode sair, por exemplo, de uma empresa de tecnologia de informação para uma indústria química e usar os conhecimentos em projetos e processos. Isso também ocorre com as possibilidades de aplicação de diversos métodos – preditivos, ágeis ou híbridos”, exemplifica o professor.
Afinal, o gerenciamento de projetos é parte de uma ciência maior, chamada Administração de Empresas. Por isso, independentemente de segmento da empresa ou método aplicado, as certificações PMP ® / CAPM ® continuam válidas e atestam que o profissional tem as habilidades necessárias para o desempenho da função em qualquer cenário.
Contudo, vale lembrar que os certificados emitidos pelo PMI ® têm validade: três anos para PMP ® e cinco anos para CAPM ®. A ideia do instituto é demonstrar a continuidade do aprendizado e indicar atualização das práticas de gestão, com seminários e congressos. Assim, duas pessoas com experiências parecidas e concorrendo a uma mesma vaga podem ser diferenciadas, inclusive no reconhecimento salarial.
Para começar a mudar
Se engana quem pensa que o PMI ® exige somente habilidades técnicas nas provas das certificações PMP ® / CAPM ®. As soft skills, conjunto de competências sociais e emocionais, estão cada vez mais em alta. Elas vêm se destacando nas pesquisas realizadas pelo PMI ®, que ocorrem a cada três anos e buscam entender o que o mercado realmente precisa de um gestor de projetos e quais as principais tendências.
A última pesquisa, de junho de 2019, verificou, por exemplo, que os profissionais estão trabalhando com ciclos de vida diferentes, de metodologias mescladas, e que existe a necessidade de modificar os domínios.
Essas informações nortearam as mudanças na prova, especialmente em relação às categorias. Confira, então, alguns itens que não mudam nas certificações PMP ® / CAPM ®.
Tempo de experiência: sem mudanças – três anos.
Valor: sem mudanças. Para membros do PMI ®, o PMP ® custa 405 dólares e o CAPM ® custa 225 dólares. Para não membros, o valor é de 555 dólares e 300 dólares, respectivamente.
Processos e prazos: sem mudanças.
Exame: sem mudanças. Para o PMP ®, são 200 questões em quatro horas. Para o CAPM ®, são 150 questões em três horas.
Mas, afinal, o que muda?
As principais alterações nas certificações serão nos domínios do PMP ®. Antes, eles eram cinco, com as seguintes porcentagens de exigência: processo inicial (13%), planejamento (24%), execução (30%), monitoramento e controle (25%), encerramento (8%). Agora eles são três: pessoas (42%), processos (50%) e negócios (8%).
Domínio de Pessoas – 14 tarefas
- Gerenciar conflito
- Liderar uma equipe
- Desempenho da equipe de suporte
- Capacitar os membros da equipe e as partes interessadas
- Garantir que os membros da equipe / partes interessadas estejam adequadamente treinados
- Construir uma equipe
- Endereçar e remover impedimentos, obstáculos e bloqueadores para a equipe
- Negociar acordos de projeto
- Colaborar com as partes interessadas
- Construir entendimento compartilhado
- Envolver e apoiar equipes virtuais
- Definir regras básicas da equipe
- Mentor das partes interessadas relevantes
- Promover o desempenho da equipe por meio da aplicação da inteligência emocional
Domínio de Processos – 17 tarefas
- Executar o projeto com a urgência necessária para fornecer valor comercial
- Gerenciar comunicações
- Avaliar e gerenciar riscos
- Envolver os interessados
- Planejar e gerenciar orçamento e recursos
- Planejar e gerenciar cronograma
- Planejar e gerenciar a qualidade de produtos / projetos
- Planejar e gerenciar o escopo
- Integrar atividades de planejamento de projeto
- Gerenciar mudanças no projeto
- Planejar e gerenciar a aquisição
- Gerenciar artefatos do projeto
- Determinar metodologia / métodos e práticas de projetos apropriados
- Estabelecer estrutura de governança do projeto
- Gerenciar problemas do projeto
- Assegurar a transferência de conhecimento para continuidade do projeto
- Planejar e gerenciar fechamento de projeto / fase ou transições
Domínio de Negócios – 4 tarefas
- Planejar e gerenciar a conformidade do projeto
- Avaliar e fornecer benefícios e valor do projeto
- Avaliar e abordar mudanças no ambiente de negócios externo para impacto no escopo
- Suporte à mudança organizacional
Vale lembrar que os domínios exigidos na prova de CAPM ® seguem os mesmos, com as mesmas porcentagens de importância: introdução (6%), ambiente (6%), papel do gerente de projetos (7%), integração (9%), escopo (9%), cronograma (9%), custo (8%), qualidade (7%), recurso (8%), comunicação (10%), riscos (8%), aquisições (4%) e partes interessadas (9%).
PMBok ®: vem mais mudança por aí
Boyadjian ainda destaca que o PMBok ® (Project Management Body of Knowledge), o guia de Gestão de Projetos, terá sua sétima edição até o fim de 2020 e começo de 2021.
Você está alinhado com as mudanças nas certificações PMP ® / CAPM ®? Comente!