Música, fotografia, games, esportes, artes, meditação… Habilidades desenvolvidas fora do trabalho refletem no perfil pessoal e profissional e estarão cada vez mais no foco de recrutadores de empresas no Brasil e no mundo. Para muitos, esta é a era das “soft skills”, em alusão ao termo em inglês que define aptidões que nos tornam humanos.
O conhecimento técnico não perde importância. Permanece apenas em seu devido lugar na escala de prioridades, abaixo de valores humanos básicos e fundamentais, construídos normalmente pela maneira como a pessoa “preenche a vida”.
Gestores de pessoas não cansam de repetir que o profissional do futuro é aquele que se conhece bem, constrói em conjunto, compartilha e usa a criatividade nas rotinas profissionais. É aquele que ensina mas também aprende com os demais, que inspira à medida que constrói com paixão. Acima de tudo, uma pessoa aberta a se reinventar e evoluir sempre.
Foi este contexto que levou o Pecege, grupo que gerencia os MBAs USP/Esalq, a se questionar: como contribuir, no ambiente da extensão acadêmica, para o fortalecimento deste perfil profissional?
“As aulas do MBA USP/Esalq abordam, há algum tempo, temas como ética, liderança, propósito de vida. Decidimos ampliar essas discussões e aplicá-las também em eventos e atividades que fazem parte da jornada do curso, com o objetivo de incentivar os alunos a olharem mais para dentro, para o que somos como pessoas”, diz Pedro V. Marques, professor sênior da USP/Esalq, presidente do Pecege e praticante de mountain bike nos fins de semana.
“Formamos especialistas. Nosso foco é a disseminação do conhecimento. Mas este é um termo amplo e permeia também as habilidades que construímos fora do trabalho. O MBA USP/Esalq abrirá mais espaço para trabalhar as soft skills”, reforça Daniel Sonoda, diretor do Pecege e faixa preta de karatê. “O especialista formado por aqui será sim o especialista do futuro”, completa.
MBA USP/Esalq
Os MBAs USP/Esalq são cursos de especialização Lato sensu da Universidade de São Paulo (USP) e estão com inscrições abertas para as turmas do primeiro semestre de 2020. Além dos temas Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Gestão Escolar, Marketing, Varejo Físico e Online e Agronegócios, dois novos cursos passam a estar disponíveis para as turmas do próximo ano: Finanças e Controladoria e Gestão Tributária.
As aulas ao vivo e provas são online, exceto a última, que é realizada presencialmente em um dia no campus da USP/Esalq, em Piracicaba/SP, junto às defesas de monografia.
As inscrições podem ser feitas no site https://mbauspesalq.com
Pecege
O Pecege nasceu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e expandiu para uma associação focada em expandir o conhecimento de qualidade, possibilitando que a educação e as ideias inovadoras transformem positivamente realidades de pessoas no mundo todo.
Maior evento de defesas de monografia
Responsável pela realização do MBA USP/Esalq, por meio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o Pecege organiza e promove no Campus da USP/Esalq, em Piracicaba/SP, um evento especial para as defesas de monografia (https://eventosim.pecege.com/). Em sua última edição (jul/19) foram 5 mil participantes, com 1,8 mil defesas de monografia dos alunos dos MBAs. Durante o SIM, o aluno tem oportunidade de fazer a prova presencial, apresentar seu trabalho de conclusão de curso, assistir palestras, fazer um tour pelo campus e pela cidade, fazer networking e, para aqueles que ficarem até a noite, participar de um festival com muita música e food trucks.