sexta-feira, setembro 23, 2022

7 TED Talks para mudar a sua visão sobre comunicação

Se comunicar parece algo natural. Conversar, gesticular, trocar olhares, escrever e outras infinitas formas de passar uma mensagem são comuns diariamente. No entanto, apesar de parecer simples, a comunicação, quando eficaz, muda sua vida.

Pensando nisso, o Next separou 7 TED Talks sobre comunicação. Algumas das palestras listadas abaixo podem mudar sua visão de como se comunicar. Empatia, autoconhecimento e gratidão são alguns dos tópicos abordados. Confira!

Para início de conversa

Nesse TED, a brasileira Carolina Nalon fala sobre uma situação com a mãe que a fez começar a trabalhar com comunicação não violenta. Ela explica como ouvir o desabafo da outra pessoa muitas vezes pode ser melhor do que sugerir várias soluções.

Também fala muito sobre a empatia e compaixão na comunicação e que é importante criar espaço para as pessoas conseguirem se escutar e chegarem à solução dos problemas.

Sua linguagem corporal molda quem você é

Linguagem corporal e como ela afeta como os outros te veem e como nós mesmos nos vemos é o foco desse TED. Quem fala é a psicóloga social Amy Cuddy, que dá exemplos de como isso influencia opiniões.

Ela mostra como fazer “poses de poder” pode afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro e pode até ter um impacto nas nossas chances de sucesso.

Pão em fatias

O especialista em marketing Seth Godin usa o exemplo do pão em fatias, que só ganhou popularidade 15 anos depois de sua invenção, para mostrar a importância de um produto ser notável em um mundo em que há muitas opções e pouco tempo.

Ele explica o porquê de coisas bizarras ou simplesmente ruins chamarem mais atenção do que ideias comuns – e algumas vezes são muito mais bem-sucedidas.

Esse é o seu cérebro em comunicação

Nesse TED Talk, o neurocientista Uri Hasson mostra ao público como o cérebro se comporta durante atividades que envolvem a comunicação. Ele conta sobre experiências que fez em seu laboratório, que mostram que, mesmo em diferentes idiomas, os cérebros mostram atividade semelhante.

O mecanismo permite a transmissão de padrões cerebrais, compartilhamento de memórias e de conhecimento.

A arte da comunicação “vestível”

A artista Kate Hartman mostra os “eletrônicos vestíveis” que criou para explorar a comunicação do ser humano com o mundo e consigo mesmo. Ela aborda o assunto de forma cômica, mostrando as invenções: “Chapéu Fale Consigo Mesmo”, “Coração Inflável” e o “Traje Abraça-Geleira”, entre outros dispositivos.

No fim, ela tenta mostrar a importância de se comunicar com outras pessoas, consigo e até com plantas e objetos.

O poder da comunicação neste século

Laurinda Alves aborda a comunicação como ferramenta essencial do desenvolvimento de talentos e competências individuais. Ela diz que não somos ensinados desde crianças a nos comunicar de forma adequada.

Isso faz com que viremos adultos com memórias terríveis relacionadas a provas orais, exames, apresentações em público, etc.

Lembre-se de agradecer

No último e mais curto da lista, Laura Trice mostra a importância de agradecer e de ser agradecido. Basicamente, ela diz que se você quer que alguém elogie ou agradeça seu trabalho, por que não pedir por isso?

A reflexão da palestrante gira em torno do fato de muitas vezes alguém não saber que o que você quer ouvir é um agradecimento ou um elogio. Então, a ideia é deixar essa pessoa saber. Laura diz que se comunicar dessa forma, com clareza, é um começo para melhorar as relações dentro de casa.

Já assistiu algum desses? Tem outro para indicar? Comente!