back to top

Como é o mercado de trabalho do marketing

Quando se fala em mercado de trabalho do marketing, automaticamente se abre um leque de áreas em que o profissional pode atuar. O setor é amplo e inclui pessoas das mais diversas profissões. De acordo com o cartunista reconhecido e professor do MBA USP/Esalq em Marketing, Dorinho Bastos, parte das pessoas que hoje atuam no mercado de trabalho do marketing não têm a área como formação principal. “A grande vantagem da pós-graduação Lato sensu é exatamente essa, eu sempre digo que é uma mudança de rota profissional”, afirma. Segundo Bastos, fazer a especialização também é uma consequência de a opção pela graduação ser feita muito cedo.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho do marketing inclui muitas áreas de atuação. “Você pode trabalhar em uma agência, com um cliente, em um veículo de mídia… Então você tem vários locais de trabalho”, diz Bastos. “E dentro desses locais você pode ter uma série de atividades”, completa. O professor explicou ainda que há muita confusão quando se trata da função do marketing. “O profissional não é a pessoa que cria o anúncio, ele cria uma estratégia e passa o briefing para a agência de publicidade criar o anúncio”, explica. Em geral, quem tem um departamento de marketing é o cliente, não a agência. “O marketing é um grande guarda-chuva que está tudo pendurado nele”, declara.

Mercado

O mercado de trabalho do marketing, por ser muito amplo, inclui pessoas de várias faixas etárias. No entanto, com a tendência de inovação nas organizações, alguns empresários optam por contratar pessoas mais jovens, explica o professor. Não apenas por isso, a opção por pessoas mais novas também reflete na economia, já que, teoricamente, é mais barato contratar um recém-formado do que um profissional experiente.

Salário

Como em toda profissão, no mercado de trabalho do marketing a faixa salarial varia de acordo com alguns fatores. Experiência de trabalho, tamanho da empresa, do cargo e até a região geográfica podem influenciar. No entanto, o professor deu uma média de R$ 5 mil a R$ 10 mil como base de remuneração. Se interessou pela área? O MBA USP/Esalq em Marketing está com as inscrições abertas. Confira mais informações aqui.