Atualmente um dos principais problemas que cercam as propriedades rurais é a sucessão do empreendimento. Os produtores têm dúvidas como: “Meus sucessores têm interesse de continuar o negócio ou devo procurar outras alternativas?” “Como implementar essa sucessão no dia a dia da fazenda?” “Como dividir os patrimônios e responsabilidades entre os sucessores?” “Qual o tempo certo para passar o bastão?” Os alunos do curso Gestão Integrada de Fazendas elencaram 7 desafios sobre sucessão familiar para serem discutidos na aula:
- Competência e habilidades para gerir o negócio
- Choque de gerações
- Implementação de novas técnicas e práticas, trazidas por novas gerações mais especializadas
- Antecessor centralizador
- Passar o bastão
- Criar regras para sucessão e divisão dos dividendos entre os sucessores
- Separar o pessoal do profissional
Após a discussão foram elencadas 10 recomendações para organização da governança e sucessão nas propriedades rurais, dentre elas destacam-se:
- A sucessão na gestão é um processo que leva de 2 a 5 anos para se completar. Isto para preparo do sucessor e de quem for passar o bastão;
- Lembre-se de ser justo com os planos individuais ao planejar a sucessão patrimonial;
- Planejar a sucessão patrimonial é a melhor forma de otimizar tributos e organizar o relacionamento entre família e negócios.
Ficou interessado no tema? Então venha fazer parte do time de empreendedores rurais do curso online Gestão Integrada de Fazendas. Inscreva-se aqui.