back to top

O que é MBA?

Os cursos de pós graduação têm diferentes focos e os profissionais devem escolher aquele que se encaixa melhor em seus objetivos e perfil. Conheça a modalidade MBA e o que significa.

Definição

Na definição do MEC (Ministério da Educação), os MBAs (Master Business Administration) são cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração e gestão.

Quem pode fazer

Todos os que possuem formação superior completa estão aptos a cursar.

Carga Horária

Pela exigência do MEC, os cursos devem ter duração mínima de 360 horas.

Como é o curso

Para o gestor do Pecege, Daniel Sonoda, o MBA possui três pilares: conceitos, informações e metodologias (ferramentas). “A partir dos conceitos, trabalhamos as informações com a metodologia adequada. O objetivo é fazer com que o aluno saia da sala de aula com a capacidade de aplicar conceitos, ferramentas e informações no segmento em que atua”, afirma.

Tipos de MBA

Cresce o número de MBAs com foco em um tema específico, como agronegócio, marketing ou varejo. O aluno deve ficar atento à grade curricular, já que mesmo os MBAs segmentados devem dedicar dois terços do tempo às disciplinas de gestão e administração.

Cursos online

O MEC reconhece a Educação a Distância como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Pela lei brasileira, o diploma de um curso a distância vale tanto quanto um diploma de curso superior presencial. Mas, para isso, nos dois casos, o curso precisa ser reconhecido pelo MEC.

Trabalho de conclusão

A maioria das Instituições de Ensino exige o TCC (trabalho de conclusão de curso). “Um bom TCC é o resumo do conceito, da informação e da metodologia na solução de um problema do aluno. O que ele vivencia no trabalho é o tema do TCC”, diz Sonoda.

Quer saber mais sobre os MBAs USP/Esalq? Clique aqui. Ficou mais alguma dúvida sobre os conceitos do MBA? Deixe seu comentário!

Compartilhar