Os varejistas devem ficar de olho nas tendĂȘncias no mercado de consumo para este ano. O coordenador do MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq, prof. Marcos Luppe, elencou as cinco principais tendĂȘncias: customização, integração de canais, experiĂȘncia de compra, internet das coisas e varejo alimentar saudĂĄvel.
- Customização. As açÔes de marketing estĂŁo cada vez mais customizadas, ou seja, as empresas estĂŁo falando diretamente com quem tem interesse em seu produto. âCom o crescimento do comĂ©rcio eletrĂŽnico e o acesso a rede de dados como o Big Data, as empresas passaram a direcionar suas açÔes. Por exemplo, vocĂȘ faz uma pesquisa de preços de TV no site das Casas Bahia. Depois disso, vocĂȘ passa a receber ofertas de TV em seu email, Facebook. Ă o rastreio de dados que levam a issoâ, diz.
- Integração de canais. Hoje em dia, muitas redes varejistas tĂȘm lojas fĂsicas e e-commerce. Mas a integração desses canais de venda ainda nĂŁo Ă© uma realidade. âAlguns sites de redes varejistas jĂĄ oferecem a retirada do produto na loja fĂsica para evitar o pagamento do frete, como C&A e Magazine Luiza. Nos EUA e Europa, as lojas tĂȘm totens para o consumidor fazer a compra pelo site da empresa, caso nĂŁo encontre o que procura na loja fĂsica. O objetivo dessa integração de canais Ă© a conveniĂȘncia para o consumidorâ, afirma.
- ExperiĂȘncia de compra. Se o maior estresse para o consumidor sĂŁo as filas, o varejista precisa encontrar alternativas como o prĂłprio e-commerce. A melhor experiĂȘncia de compra Ă© o que conquista o consumidor. âA loja fĂsica vai continuar existindo, mas o varejista precisa oferecer uma experiĂȘncia diferenciada para o clienteâ.
- Internet das coisas. Realidade aumentada. Aplicativos com geolocalização. âCom o avanço das tecnologias, vamos ter, em um futuro muito prĂłximo, uma TV que permitirĂĄ que o consumidor faça compras por ela e um relĂłgio conectado Ă internetâ, relata.
- Varejo alimentar saudĂĄvel. Começou como modismo, mas logo virou tendĂȘncia. Os alimentos com menos gordura, sĂłdio e sem glĂșten ganharam mercado e sĂŁo uma aposta certa para o varejo alimentar. âCom o envelhecimento da população, a preocupação com uma alimentação saudĂĄvel aumentou. Muitas franquias e negĂłcios em casa, que oferecem comidas saudĂĄveis, estĂŁo surgindoâ.
Quer saber mais detalhes dessas tendĂȘncias e outras informaçÔes sobre o mercado de consumo? A primeira turma do MBA USP/Esalq em Varejo e Mercado de Consumo tem inĂcio neste semestre. InscriçÔes aqui.