O Brasil é uma das maiores potências agrícolas do mundo e conta com tecnologia de ponta no campo.
Porém, muitos produtores ainda têm dificuldades para mensurar financeiramente o resultado do seu negócio e são poucos os que fazem planejamento financeiro, controle de custos e de resultados.
A adoção de boas práticas de gestão na condução da propriedade agrícola é fundamental ao agricultor brasileiro, pois é o que garante a viabilidade do negócio.
Práticas de gestão envolvem ações como: acompanhamento de custos, utilização de fluxo de caixa e orçamento, conhecimento de questões tributárias e fundiárias, definições sobre o envolvimento familiar no negócio, entre outras.
Também é importante que o empresário rural defina um planejamento de médio a longo prazo para o seu negócio. Esse planejamento precisa incorporar a definição de objetivos futuros, como o que plantar, o que deixar de plantar, onde investir, cronograma, resultados esperados, fontes de recursos e orçamentos.
Essas práticas permitem que o produtor passe a conhecer a sua rentabilidade, planeje o futuro, defina investimentos, corrija ações e, principalmente, suporte de maneira bastante segura a sua tomada de decisão.
O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários.