Em pleno 2016 a Netflix lança uma sĂ©rie inspirada em clĂĄssicos dos anos 80 com E.T., o Extraterrestre e Os Goonies e garante um sucesso estrondoso em audiĂȘncia. Stranger Things foi o assunto mais comentado em julho deste ano. Nesta semana, entre os tĂłpicos mais citados estĂĄ a sĂ©rie Narcos, com o lançamento da segunda temporada.
O segredo por trås da estratégia de sucesso da empresa? O bom uso dos dados gerados pelo acesso diårio dos assinantes do serviço de streaming.
âAs prĂĄticas de gerenciamento de clientes se expandiram na dĂ©cada de 80 com o marketing de relacionamento. Atualmente estĂĄ mais fĂĄcil identificar o consumidor, diferenciar e interagir com ele graças Ă s tecnologias. Isso permite que vocĂȘ consiga identificar quais sĂŁo as preferencias individuais e fazer a segmentação do pĂșblicoâ, afirma o professor do MBA em Marketing USP/ESALQ, Eduardo Spers.
Sim, a måxima é a velha e boa: conheça o seu cliente. O maior banco de dados do mundo, o Big Data, é um aliado. A discussão atual é como gerenciar e analisar a fundo esse enorme banco de dados.
âO Big Data sozinho nĂŁo realiza nenhum milagre de multiplicação das vendas. Ă preciso compreender, estruturar e saber analisar os dados fornecidos pelo sistema para conseguir identificar rastros dos consumidores pela web e construir o mapa de suas preferĂȘnciasâ, diz a professora Ana Carolina Fernandes, tambĂ©m docente do MBA em Marketing USP/ESALQ.
Para ela, o Big Data nĂŁo Ă© modismo. âNĂŁo basta possuir um software ou acumular dados aleatoriamente. Ă necessĂĄrio analisar as informaçÔes adequadamente. Investir em pessoas qualificadas para essa função Ă© essencialâ, diz.
Uma cĂ©lebre frase muito usada na Ă©poca da explosĂŁo do varejo vale tambĂ©m para esse momento, como destaca o professor Spers. âNaquela Ă©poca, dizia-se que o varejo estĂĄ afogado em dados e carente de informaçÔes. Hoje, para fugir disso, as empresas precisam investir em profissionais que saibam interpretar esse monte de dados, alĂ©m de profissionais especializados em pesquisa de mercado e data qualityâ.
Como a sua empresa usa o Big Data? Deixe nos comentĂĄrios a sua experiĂȘncia com essa ferramenta.